Pages

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

União dos Palmares realiza 3° Semana da Diversidade Sexual

Com o tema: ‘Homossexualidade não é doença, doença é o seu preconceito’, a 3ª Semana da Diversidade Sexual de União dos Palmares, começou nesta terça-feira, 17, e vai até domingo, 22. A programação contém palestras, amostras de filmes, concursos e premiações.

O objetivo é rebater as colocações do pastor e deputado federal Marcos Feliciano, que se refere em seu projeto de lei, conhecido como “a Cura Gay, que a homossexualidade seria doença.

“A terceira semana da diversidade sexual de União dos Palmares vem mostrar que essa ideia é totalmente equivocada e esclarecer para a sociedade que o homossexual não é doente, ele é um cidadão comum, como qualquer outro; ele só não se satisfaz sexualmente com o sexo oposto”, disse Madson Cavalcante, coordenador da organização da Parada.

A idealizadora do evento é a ONG Direito à Vida, de Maceió, que teve o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde que disponibilizou recursos para a organização da Parada.

“A quantia disponibilizada não foi suficiente, então tivemos que procurar apoios aqui no município, como a gestão pública e alguns comerciantes. A grande parceria com a ONG foi feita pela Secretaria da Infância e da Juventude, na pessoa do secretário, Sérgio Rogério”, disse o coordenador.

“A sociedade hoje tem a ideia de que a Parada Gay consiste apenas em um trio-elétrico, na nossa concepção ela vem trazer informações, esclarecer dúvidas para a sociedade, como também trazer benefícios para a comunidade LGBT do município”, destaca Madson.

Com uma programação vasta, a Semana terá cursos de capacitação com a discussão da temática LGBT, voltado para professores, alunos, enfermeiros e varias ramificações da sociedade. No sábado, 21, haverá o concurso da escolha da drag oficial da parada e do miss gay.

Segundo Madson, ainda não há inscritos para o concurso, pois os participantes ainda não encontraram apoio financeiro. “Mesmo que não aconteça o concurso, nós iremos promover um evento, onde iremos arrecadar alimentos que serão doados a instituição Rosa Mística, entidade filantrópica, que trabalha com o tratamento de dependentes químicos”, lembra.

O auge do evento será o desfile que acontecerá no domingo, 22, a partir das 15 horas. As atrações serão a banda Parte 3 e do Dj Jonh. O percurso será do Posto Vergetão até a Avenida Monsenhor Clóvis.

“Faço um convite à sociedade palmarina, para que venham entender na verdade do que se trata o público LGBT; ter conhecimento, analisar as histórias, para não fazer interpretações equivocadas”, conclui.

Fotos da entrega do Prêmio: Hélio de Direitos Humanos LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, ontem dia 19, no Auditório do Esca – Organização Mirim.