Pages

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Campanha: Vamos jogar o lixo nas lixeiras


Na próxima sexta-feira, 29, termina o ano letivo em União dos Palmares. As aulas retornarão na segunda semana de janeiro de 2014. No início do ano novo gestores municipais e sociedade civil poderiam começar uma campanha de conscientização de limpeza na cidade com os milhares de estudantes da zona urbana e rural.

Não é mais admissível que uma cidade como União dos Palmares tenha lixo por todos os cantos. Os palmarinos têm que colocar na cabeça que quando ele "largar" seu papel de chiclete no chão da esquina de qualquer rua ele simplesmente não está sujando a sala de visita de sua residência.

O problema do lixo é visto em qualquer lugar do centro a periferia, de frente às escolas, no principal cartão postal da cidade, a Serra da Barriga. Falando na serra, quem esteve lá no dia 20 de novembro viu cenas terríveis. Pessoas largando o seu lixo em qualquer lugar, em ocas, nas árvores, na lagoa sagrada e nas plantações de alguns moradores deixando os funcionários do parque assustados com tanta irresponsabilidade. E os tonéis de lixos espalhados por todo platô mal foram utilizados. 

A campanha para jogar o lixo nas lixeiras e, consequentemente, deixar a cidade limpa e saudável tem quer ser constante e abranger todas as esferas da cidade. Nas escolas com palestras, nos avisos dos religiosos ao final dos encontros, nas associações de bairros e do comércio, nas falas dos locutores de rádios, etc.

Para isso acontecer o governo municipal tem que está com sua infraestrutura pronta, lixeiras por todos lugares, horários certos dos carros de limpeza, garis com fardamentos e EPIs de segurança. Se for preciso, multar populares e comerciantes que estão colocando lixo no horário errado ou jogando nas ruas.

Com isso poderemos recuperar lugares como o Largo Veras, que se tornou ponto de referência quando se fala em limpeza na cidade. O outro lado do largo, onde se encontra a feira do rato, está totalmente abandonado e, segundo moradores próximos, é ponto de prostituição, já que foram construídos barracos e a noite tem pouca iluminação.      

Recebi e-mail de palmarino ausente e compartilho com os leitores do blog



Meu jornalista, boa tarde.

Parabéns pelo dia da "Consciência Negra". Sou do pedaço. Nasci em Viçosa e cresci em União. Estudei no "Jorge de Lima" e no "Santa". Hoje moro em São Paulo. 

Li sua matéria sobre as recordações do professorado de União. Tempos memoráveis e sem dúvidas de muitas alegrias nas recordações. Alguns são meus familiares (meu pai era o "seu Rosalvo" da Sapataria do Mercado).

Escrevo-lhe para pedir que se conhecer o e-mail da minha comadre Terezinha (Professora Terezinha Oliveira), repasse essa mensagem com os meus aplausos e agradecimentos.

Um cordial e fraterno abraço.

João dos Santos Melo

Saiba mais do Dr. João dos Santos AQUI

IV EPA terá baile na Palmarina, em União

O IV EPA (Encontro com Palmarinos Ausentes será comemorado em União dos Palmares no  dia 7 de dezembro, às 22 horas, na Associação Atlética Palmarina (AAP), com a orquestra Contágio Tropical e artistas locais.

Segundo Ladorvane Cabral, organizador do evento, o traje será a rigor: “Para matar as saudades, uma festa à moda antiga”. O evento marcará também a reabertura do clube mais tradicional da cidade, a Palmarina.

Contato e reserva de mesas pelos telefones: 9932. 4522 (Tim), 9311. 8081 (Claro), 8806 7152 (Oi) e 8109.3405 (Vivo). A mesa dará  direito a quatro cadeiras;  R$ 120. Individual; 30.