Pages

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bem-vindos à Serra da Barriga


Em Alagoas, na pequena e aconchegante União dos Palmares, fica a extensa faixa de terra que no passado abrigou o maior foco de resistência escrava do Brasil, onde negros, índios e brancos surgiam de vários pontos para alcançar o refúgio seguro que se tornou famoso: o Quilombo dos Palmares.

Leia Mais Aqui

A Serra da Barriga Espera Uma Estrada Que Nunca Sai do Lugar Por Arísia Barros

A construção Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em União dos Palmares, como política pública estabelece uma intervenção etno-cultural, afirmando de forma legítima a geografia da memória histórica do povo negro.

Legitimar histórias é mediar e intermediar estratégias e investimentos institucionais para o fomento, difusão, circulação e acesso a essa mesma história. É propor e realizar rotas do conhecimento.O Parque Memorial Quilombo dos Palmares tem uma importância substancial para a construção das identidades etno-culturais e identidade se constrói quando existem produção e difusão da cultura para e com o povo.

O Parque é um museu vivo e por conta de todo seu histórico miscigênico que vai de Zumbi a tantas e muitas guerreiras negras,o estado político de Alagoas deveria suplantar o racismo institucional e investigar os mecanismos sutis e imperativos que invisibilizam esse incontestável projeto de intervenção. O Parque tira a história do povo negro do rol das histórias circundadas pelo olhar escravocrata do Brasil, o país com a maior e mais longo período de escravidão urbana.

O Parque transcende os limites impostos pelas velhas cartilhas patrimonialistas estatais que ousam ocultar a grande epopeia de um povo que fundou um dos primeiros modelos de sociedade auto-sustentável.Um povo que pensava organização política, mas a história insiste na persistência de nos pensar “escravos”.Do Parque brotam a ancestral riqueza histórica que se confunde com a rota geográfica de um redescobrimento do Brasil.

Para redescobrir o Brasil os caminhos do parque aguardam uma estrada que nunca chega. E haja emendas parlamentares...Como política pública de cultura, o Parque, ainda, não existe. Dos tantos mil passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, Al quantos e quantas “ouviram” falar da existência do Parque? O Parque precisa ser redefinido como um dos grandes patrimônios da humanidade e assim entrar na agenda política/turismo étnico do estado, antes durante e depois de novembro. Eis a questão!

E a Estrada, Sai?

Serra da Barriga ao fundo (Foto: Helciane Angélica - Arquivo)

O drama da Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares (AL), em relação a sua bendita estrada de acesso, tá pior que novela mexicana! O local que é o berço histórico da resistência negra e palco de muitas celebrações pela igualdade racial e no combate do racismo em Alagoas, e que tem há quase quatro anos o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, vem sofrendo com o descaso político.

Nesta quinta-feira (30.06), acaba o prazo de validade da emenda parlamentar que garante os recursos necessários para efetivar a construção da estrada, onde boa parte ainda é de barro relembrando os tempos árduos da saga quilombola.

Senhor Governador Teotonio Vilela Filho, a comunidade afro-alagoana precisa de mais atenção e o Estado não pode dar as costas aquele Monumento Nacional que tanto atrai turistas de várias partes do Brasil e de outros países!

E o Senhor Presidente da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, Eloi Ferreira de Araújo, também já passou da hora de vir até Alagoas para conferir de perto as reais necessidades de mudanças na área tombada: precisa-se de mais reflorestamento na área; investir na manutenção dos espaços temáticos do Parque Memorial, que estão se destruindo ao longo do tempo sem reparos; os áudios que relatam a história estão quebrados; e outras demandas que surgem a cada dia.

Blog Baixinha Heici

Fotos Especiais!!!

Quem São?