Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Maceió e União dos Palmares (Serra da Barriga) receberá maracatus de todo país no EncontroS

No próximo mês de novembro, o estado de Alagoas será ponto de confluência de batuqueiros, batuqueiras e Nações de Maracatu de todo Brasil. Não se trata apenas de um encontro nacional, mas do “EncontroS de Maracatu de Baque Virado”. De 18 a 20 de novembro, Maceió vai receber o evento que, desde 2002, congrega pessoas, grupos, nações, movimentos, pesquisadores da história e cultura afro, Pais e Mães de Santo na troca de experiências e conhecimentos sobre uma paixão em comum, o Maracatu. 

A presença do “S” de EncontroS marca a característica plural do evento: são vivências, debates, divulgação e trocas relacionadas ao Maracatu e outras manifestações culturais afro-brasileiras. O EncontroS conta com uma Organização Nacional, à frente da proposta desde seu início, nos encontros ainda em São Paulo, e outra Local, conduzida por integrantes do Maracatu Baque Alagoano, anfitrião em Maceió – desde 2013, assumiu o caráter itinerante, já tendo passado por Paraty  (RJ) e Palhoça (SC). 

O EncontroS de 2016, contudo, apresenta um diferencial marcante, em relação aos anteriores, de volta às origens. O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é uma manifestação cultural artística, de cunho religioso e origem afro-brasileira, genuína de Pernambuco – porém o Pernambuco capitania, quando o atual estado de Alagoas ainda compunha seu território. Dessa forma, pode-se dizer que o EncontroS traz o Maracatu de volta às suas raízes, a sua casa. 

O aspecto de raiz também está marcado na data escolhida para esta edição. Pela primeira vez, será realizado quase no fim do mês de novembro, para coincidir com o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, quando os participantes irão até a Serra da Barriga, em União dos Palmares, para acompanhar as celebrações e que marcam a resistência de negras e negros no Quilombo dos Palmares e na história brasileira como um todo. 

Presenças confirmadas
Este ano, o EncontroS terá a presença das Nações Tigre, Oxum Mirim e Elefante, ensinando mais sobre os fundamentos dos maracatus nação e também dialogando sobre a luta de suas comunidades. 

As discussões também serão fomentadas através de palestras, mesas redondas e documentários. E, como não podia deixar de ser, muita batucada, com batucões envolvendo todos os participantes em vários momentos de cada dia. 

As inscrições já estão abertas no site do EncontroS, onde o público também pode tirar dúvidas e buscar mais informações:www.encontrosmaracatu.com.br, com condições especiais para o primeiro lote. O público também pode interagir com os organizadores e outros participantes através do Facebook, como “encontrosmaracatu”.


Fonte: Maracatu Baque Alagoano

Convite gospel