Pages

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

União dos Palmares no FUTURO (Mês da Consciência Negra)

Foto: Google

Os alunados do município de União dos Palmares estão em polvorosa agitação. Pelo quinto ano consecutivo a prefeitura premia os melhores trabalhos artísticos voltados para a cultura afro palmarina, como: desenhos, pinturas, poesias, peças teatrais e danças. A cada ano um vasto material da cultura local são expostos nos museus, nas escolas, bairros, zona rural de União e em outras cidades.

"Esse é o melhor evento de União dos Palmares", diz o estudante Marlon dos Santos, da Escola Municipal Mario Gomes de Barros. Aos 16 anos ele está de olho em um quadriciclo, prêmio que será entregue ao 1º lugar na categoria desenho sobre a Serra da Barriga.

No total são mais de 15 premiações que serão entregues aos alunos da rede municipal, estadual e particular. Prêmios como um quadriciclo, notebook, celulares e viagens.  

Marlon e os demais colegas ficaram atentos às informações da professora de Cultura Palmarina, Sandra Jatobá sobre o Mês da Consciência Negra em União.

As comemorações sobre a consciência  negra, além de trazer reflexões sobre o preconceito racial, traz também a importância da economia voltada para o turismo. Hoje, não só o acesso à Serra da Barriga está funcionando como toda a dinâmica em torno do Parque Memorial dos Quilombos e a própria cidade União descobriu no turismo seu carro chefe para alavancar a qualidade de vida para os palmarinos.

No platô da serra, o visitante compra do simples broxe com a figura do Zumbi dos Palmares ao passeio de tirolesa voadora (onde o turista fica deitado de bruços). Durante o ano todo palmarinos e visitantes encontram no lugar; restaurantes, teatro, amostras de danças afros etc.

A própria cidade se transformou para receber bem os turistas que lotam hotéis e estabelecimentos comerciais da cidade do Líder Negro Zumbi dos Palmares, onde sua figura está espalhada por toda.

Todo isso só foi passível graças a união do governo local e sociedade civil, juntos eles desenvolvem projetos nas 24 escolas da cidade, palestras com empresários, religiosos e grupos culturais. 

Os maiores movimentos de visitantes são nos meses de janeiro (Culinária Africana e Palmarina), abril (Festival da Música Negra), julho (Concurso da Beleza Negra), setembro (Encontro de Religiosos de Matriz Africana) e Novembro (Mês da Consciência Negra).   

Viva o Zumbi dos Palmares!
Viva a cultura palmarina!!

Data 16/11/2051