Pages

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fundação Volkswagen lança projeto educacional em União dos Palmares

União dos Palmares e mais 20 municípios receberão os projetos educacionais “Entre na Roda” e “Brincar” em suas redes públicas de ensino.
 
A cerimônia de assinaturas dos termos de parceria entre a Fundação Volkswagen e os municípios será realizada hoje (21/5), em Maceió (AL)
 
O "Entre na Roda" propõe formar educadores para atuarem como mediadores de leitura e o "Brincar" tem foco em letramento na educação infantil
 
A Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, acaba de firmar parceria com vinte municípios do estado de Alagoas, que receberão os projetos educacionais "Entre na Roda" e "Brincar" em suas redes públicas de ensino, sob coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Os municípios beneficiados são: Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Branquinha, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Igaci, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Pão de Açúcar, Quebrângulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba , Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.
 
A cerimônia de assinaturas dos termos de parceria fui realizada na tarde do dia 21/5, em Maceió (AL), e contará com a presença do superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, da superintendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder, e autoridades dos municípios beneficiados.
 
O projeto "Entre na Roda" tem como proposta formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores. Oferece também aos gestores de escolas e de secretarias de educação e de cultura formação específica com o objetivo de garantir a implementação, a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à leitura, de modo que, a partir da escola e da biblioteca, se ampliem, estendendo-se também à comunidade.
 
Já o "Brincar" é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.
 
"Para a Volkswagen do Brasil implementar o 'Entre na Roda' e o 'Brincar' nesses municípios do estado de Alagoas é reconhecer a importância do letramento para o desenvolvimento humano, em todas as faixas etárias. Assim como os outros projetos da Fundação Volkswagen, assumimos um compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
 
"A Fundação Volkswagen investe na formação continuada de educadores de escolas públicas porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. A parceria com todos esses municípios é uma forma de subsidiar o trabalho desses profissionais, tanto na gestão pública como na sala de aula, para contribuir com uma educação de qualidade e com um futuro ainda melhor para o Brasil", disse a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
 
A implementação dos projetos educacionais no estado de Alagoas também contou com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) – associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Brasil – e da Rede Nacional Primeira Infância, que é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações mutilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância.
 
Fundação Volkswagen amplia atuação educacional neste ano
 
A Fundação Volkswagen amplia sua atuação com projetos educacionais em 2013 por meio de duas iniciativas inéditas. A instituição começa a atender Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí - somando, então, 11 Estados -, e democratizará o conhecimento acumulado ao longo de uma década de investimento em educação ao lançar sua "Plataforma do Letramento" na internet. Atualmente, a Fundação Volkswagen oferece sete projetos educacionais e três de desenvolvimento social. 
 
Com seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década (até o fechamento de 2012), mais de 1.258.000 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12.000 educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.
 
A "Plataforma do Letramento", que será lançada no segundo semestre de 2013, é um ambiente virtual de aprendizagem aberto no qual será disponibilizado todo conteúdo educacional dos projetos da Fundação Volkswagen oferecidos nos últimos 10 anos. O portal também contará com o módulo Educação a Distância, cuja primeira iniciativa será a formação de quatro turmas do projeto "Entre na Roda". O portal ainda terá seções de notícias, fórum, mural e midiateca, entre outras.
 
A Fundação Volkswagen levará, em 2013, dois projetos consagrados para São Carlos (SP), cidade onde está localizada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil. Um deles é o "Aprender com a Pinacoteca", que oferece formação a professores de arte de escolas públicas e oferece aos estudantes aulas práticas em museus. A unidade fabril em São Carlos ganhará, neste ano, uma biblioteca com 2.500 títulos, que estarão disponíveis para empréstimo aos colaboradores. A partir daí, todas as unidades da Volkswagen do Brasil passarão a contar com biblioteca, revelando o incentivo da empresa ao hábito de ler entre seus colaboradores e familiares.
 
Outro projeto da Fundação Volkswagen, o "Jogo da Vida em Trânsito", será oferecido para 9.600 estudantes e 480 educadores do Brasil em 2013. Em 2012, o projeto educacional atendeu 1.000 alunos e 54 educadores, de 26 escolas públicas. O programa aborda temas de cidadania e segurança no trânsito com jovens de Ensino Médio em diferentes disciplinas, para formar o condutor consciente, por meio do game "Autopolis" e do roteiro de aulas distribuído aos professores participantes do projeto.
 
A Fundação Volkswagen
 
Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
 
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Um São João inteiro na festa de Artur Nascimento

 

O São João já começou em União dos Palmares. Ontem, 01, Artur Nascimento reunião a família, amigos e colegas da Escola Municipal Salomé da Rocha Barros, para juntos comemorarem seu aniversário de 29 anos. O clima da festa foram os festejos juninos.

A festa teve um altar com Santo Antônio, São João e São Pedro e cada convidado fazia um pedido e amarrava uma fita em seu santo/padroeiro de devoção. Na festa temática não poderia faltar roupas, comidas e bebidas típicas. O bolo foi um presente da amiga Adriana Maria, Chay como é chamada pelo aniversariante.

Professor desde os 15 anos, começou na Escolinha Alegria do Saber, Artur está iniciando um novo projeto profissional em sua vida, coordenador no Projeto Mais Educação, na Escola Salomé da Rocha Barros. Ele diz que sempre tentou fazer seu trabalho em sala de aula da melhor forma possível. Ele diz "eu não sou a melhor pessoa para falar da maneira como leciono. Sei que não sou o melhor professor do país e também que não sou o pior. Mas o maior reflexo da minha prática pedagógica são meus alunos. Eles são as pessoas ideais para me analisarem. Sei que estou no caminho certo quando recebo o carinho e respeito de muitos deles".

Instigado a falar sobre a educação do país, ele diz que "é algo que precisa avançar, principalmente no que diz respeito ao aspecto raça/cor. Aí eu foco na diversidade para dizer que todas as diferenças existentes em nosso país precisam ser reconhecidas no espaço escolar, para que  possam ter voz em outros ambientes".    

Artur é conhecido por ser uma pessoa acolhedora no trabalho e em sua casa. "Não gosto de muita restrição. Gosto de deixar as pessoas livres, para que elas possam voltar depois. Qualquer amigo pode chegar, assistir filmes, tirar uma soneca, quero que se sintam bem".   

E ontem, novamente, foi assim em sua festa. Ao som de muito forró, todos puderam desfrutar do ambiente bacana e animado. Se o São João na cidade for mesmo como o que aconteceu ontem, todos terão a certeza que o evento será um sucesso.
Felicidades e muitos anos de vida, Artur!!!  

Mais Fotos AQUI