Pages

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Patrick Bellegarde-Smith da Universidade de Minnesota Participa, em Alagoas, Das Homenagens a Abdias Nascimento Por Arísia Barros

Foto retirada do Google

O “Ìgbà Ábídí-I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” que ocorre dia 12 de novembro, em Maceió-AL marca o início das homenagens de translado das cinzas do expressivo representante brasileiro do patrimônio político-cultural pan-africanista, Abdias Nascimento.

No dia seguinte, no 13 de novembro, ocorre o translado oficial das cinzas que serão depositadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, ressalta que a militância de Abdias Nascimento traduz a luta incessante de um líder que acreditou na autonomia da população negra a partir da construção de valores, das consciências libertárias.

“O sonho que Abdias acalentou é o legado que ele nos deixou para dar continuidade”-ressalta Ferreira.

Segundo a esposa do líder negro, Elisa Larkin: “a família e o Ipeafro, instituição que tive a honra e o prazer de ajudar Abdias a criar, pretendemos realizar a intenção de Abdias, expressa em vida, de levar os seus restos mortais à Serra da Barriga. Estamos prevendo o dia 13 de novembro para esse ato”.

Com o tema: Abdias Nascimento: “A grande expressão brasileira do patrimônio político-cultural pan-africanista”, a conferência de abertura do “Ìgbà Ábídí- I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” pretende promover uma reflexão sobre o legado do deputado federal, secretário estadual,senador,pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta , ator, professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília e um ativista incansável na garantia dos direitos à população negra.

Contando com a presença de Elisa Larkin do Nascimento, a atriz Léa Garcia, os filhos Henrique Cristóvão Garcia do Nascimento, Abdias do Nascimento Filho, Osiris Larkin Nascimento, as homenagem a Abdias Nascimento trará dos mais diversos recantos do Brasil e do exterior personalidades ligadas a luta e a vida do ativista negro.

Convidado pela família Patrick Bellegarde-Smith, professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, já confirmou presença.

Serviço:
Ìgbà Ábídí” - I Seminário Afro-Brasileiro- Um Tributo a Abdias Nascimento

Dia: 12 de novembro
Local: Auditório Faculdade Integrada Tiradentes
Av. Com Gustavo Paiva, 2990 - Maceió

Dia: 13 de novembro
Translado das cinzas de Abdias Nascimento para Serra da Barriga/União dos Palmares/AL

Mais informações: (82)8827-3656/ 3231-4201
e-mail: raizesdeafricas@gmail.com

"Se Teotonio Vilela Fosse Sério, Já Teria Tirado o Luiz Otávio Gomes de Silva" Mário Agra

O Programa Mesa Z, da Rádio Zumbi FM, recebeu neste final de semana alguns políticos do PSOL. Eles estiveram em União dos Palmares para definir metas para o partido. Entre eles, Marciângela Gonçalves, presidente do PSOL aqui na cidade, Mário Agra presidente estadual do partido, Josivaldo Ramos, Carlos Leão e Nilander Diniz.

Marciângela Gonçalves, que já fez parte da equipe do Mesa Z, falou das dificuldades de se manter na cidade, já que trabalha em Maceió. Ela disse que gostaria muito de estar na cidade onde tem uma ligação especial com a família e amigos e, desse modo, contribuir melhor na fiscalização das ações feitas pela gestão atual do gaverno. Ela se comunica com todos usando a internet.

A Assistente Social disse que ainda não tem nada certo sobre uma possível candidatura a prefeitura de União nas próximas eleições. Porém o que for definido nas reuniões será exposto a sociedade com muita clareza.

Mário Agra, que já esteve no programa na época que era candidato ao Governo do Alagoas, nos informou que essas reuniões e congressos do partido vem acontecendo no Brasil. É dessa maneira que buscam ganhar novos partidários.

Com essas reuniões o grupo discute e analisa os próximos trabalhos que serão desenvolvidos pelo diretório do partido. Mário disse que nesse momento muitos convites estão sendo feitos a sociedade de diversas cidades.

Vários assuntos foram comentados por Mário Agra. Na pauta: financiamento de campanhas, Serra da Barriga, Heloisa Helena e etc. Mário também falou sobre as denúncias feitas a Luiz Otávio Gomes de Silva, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Um dos titulares mais poderosos do governo Téo Vilela (PSDB). "Se Teotônio Vilela fosse sério, já teria tirado o Luiz Otávio Gomes de Silva", comentou Mario Agra.

Josivaldo Ramos deu sua contribuição ao debate falando sobre a responsabilidade que um político deve ter com seu cargo e com a população. Josivaldo que é pai de Maria Eduarda contou que agora pensa duas vezes em fazer algo, já que sua família é prioridade no momento.

O blogueiro do site Cada Minuto nos disse que é totalmente independente no seu blog. Josivaldo prioriza assuntos ligados a União dos Palmares. Para que a cidade tenha visibilidade dentro e fora do Estado.

+ Sobre Esse Assunto