Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Mercado De Artesanato Completa 16 Anos

Recentemente fiz uma visita ao Mercado de Artesanato, aqui em União dos Palmares, o local completou 16 anos no dia 14 de Abril desse ano.

O mercado tem hoje 10 stands e 9 pessoas trabalhando no momento. Isso porque Dona Maria Lurdes Batista dos Santos ficou com a barraca da sua filha que faleceu. Conversando com a artesã ela me falou o quanto está sem movimento o lugar. Na sua opinião, quem tem os stands na frente tem mais possibilidades de vender, já que podem arrumar suas mercadoreis na calçada da antiga estação.

A artesã aprendeu o ofício com o marido, que sempre trabalhou com artesanatos e sempre a incetivou a fazer e negociar as peças.

Dona Lurdes também é militante política e faz parte do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação em União dos Palmares, mas no momento está um pouco afastada das reuniões.

Serra da Barriga

Click nas fotos para ver em tamanho maior

Projeto De Apoio a Obesidade Começa Ver Resultados Positivos

Ontem aconteceu a segunda reunião do Grupo de Apoio a Obesidade Podemos Mais, o encontro foi na Capela São Vicente de Paulo, anexo ao Hospital São Vicente.

Já na recepção do hospital deu para perceber que muitos estavam animados em reencontrar os parceiros de grupo. Díria Mônica começou pontualmete a reunião às 15:00h, entregando uns cartões de acompanhamento, para todos que participaram da primeira reunião. No cartão vão constar algumas informações como data, peso, conquistas, cartão SUS, etc.

Entregues os cartões e apresentações das nove pessoas que vieram pela primeira vez, começou então uma explicação da ficha que estávamos em mãos e uma palestra com o grupo, onde foi coletadas mais informações de como anda as expectativas de ambos e de como de fato podemos ajuda o companheiro.

A atividade principal de hoje foi uma pesagem individual, onde era nítica a vontade em participar, da maioria que se encontrava na capela. Como foi dito na primeira reunião, o importante naquele momento era não engordar, a maioria além de não engordar, já começou a perder uns "quilinhos".

O melhor do grupo de apoio é estar rodeado de pessoas que tem o mesmo problema e mesmo objetivo. Outra coisa importante é que os profissionais do hospital não fazem com que você se sinta forçado. Na primeira reunião algumas pessoas não queriam se pesar e foi respeitado isso. Hoje, Díria Mônica perguntou quem queria tirar fotos para o arquivo do projeto, para no futuro vermos as mudanças em nosso corpo, ou para colocar no blog futuramente, o que ajudará a incentivar outras pessoas a se cuidar.

Na próxima reunião dia 25/05/11 terá uma aula sobre nutrição com Dr. Antônio Marcos Nutricionista.





A próxima reunião será no dia 25 de Maio às 15:00h
Na Capela São Vicente de Paulo

+ Mais informações sobre a primeira reunião veja aqui