Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Usar a Fotografia Para Descrever a História e Cultura de Seu Município Por João Paulo Farias

Foto Acervo Pessoal

Esse é o papel do fotógrafo José Marcelo, que usa um Blog para registrar o dia a dia de União dos Palmares, município esse que foi sede de um momento épico, onde se resistiu à escravidão imposta ao negro, por quase cem anos.

O dinâmico fotorepórter tem uma atenção especial à cultura de sua terra, pois o mesmo não deixa passar em branco, eventos do município, como festas e outras comemorações que ocorrem durante todo o ano. Além também de ser um blog, voltado a noticiar fatos do município.

Elogiar não basta, e sim reconhecer o trabalho que o José Marcelo desenvolve há um ano, trabalho esse premiado no mês de setembro, quando o mesmo recebeu o Troféu Imprensa da Liberdade, na categoria melhor Blog Cultural.

Isso mostra que o trabalho desenvolvido por você Marcelo, deve continuar firme e se fortalecer a cada dia.

Parabéns Amigo; É isso!

João Paulo Farias

Fotojornalista atuando no site – orelampago.com.br

O Fotógrafo, o Amigo


Conheci o Marcelo há alguns anos quando me tornei aluno de Letras na Uneal, e ele já veterano do curso de Geografia, por meio de um amigo. Logo descobrimos um hobby em comum, a fotografia. Daí, passamos a trocar ideias pelo Orkut, num tempo onde poucas pessoas tinham blogs. Com o tempo, a quantidade de amigos no nosso círculo aumentou e pudemos compartilhar bons momentos, com boas risadas.

Quando nosso amigo percebeu que somente o Orkut não daria conta da demanda, porque todos queriam ver as fotos feitas pelo Marcelo, logo ele fez uma parceria com o Franco Maciel, do blog A Terra da Liberdade, onde passou a publicar seu trabalho. Inquieto, criou há um ano seu próprio espaço na blogosfera. E pelo que vimos no Prêmio Imprensa Maria Mariá, seu público o acompanhou, sendo o Marcelo a figura mais festejada na noite da premiação, com méritos.

Visito sempre o blog, deixo meus comentários, pego fotos e, principalmente, me informo. O trabalho do fotógrafo José Marcelo é de uma relevância muito grande para a memória imagética de União dos Palmares, tanto no tocante ao resgate de fotos antigas, quanto nos registros diários que vai fazendo e que eu faço questão de cobrar quando eu apareço num deles!

Parabéns por um ano de blog! E que venham tantos outros com a mesma pujança.

Abraço, Marcelo!

José Minervino Neto Autor do blog dEUs invisível e co-autor do blog 10inquietos

No Mesa Z Heloisa Helena Fala Sobre o Padre Guimarães