Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Acesso à Serra da Barriga Dificulta a Visita de Turistas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares Por Dallas Diego


No último sábado (14-05-2011), União dos Palmares recebeu as visitas ilustres do Cientista Social cubano Carlos Moore e do Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, Sr. Daniel Pereira. Ambos compareceram ao estúdio da rádio Zumbi Fm, onde foram entrevistados no Programa Mesa Z na parte da manhã.

Ao meio dia toda a comitiva, incluindo o Prefeito de União dos Palmares Sr. Areski Freitas, Secretários de Turismo e Cultura, Vereadores e a imprensa palmarina foram em destino a Serra da Barriga, para um breve almoço e a visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares pelos ilustres visitantes.

O cartão de visitas, antes da chegada ao platô, onde fica o Memorial são enormes crateras ao longo da estrada que liga o centro da cidade à Serra. Turistas e moradores locais enfrentam dificuldades em todo o percurso, que não é bem sinalizado e também usado por veículos pesados de uma usina de álcool do município.

Em dias de chuva, o acesso fica mais complicado, tem-se que fazer um desvio de aproximadamente 12 km, passando pela Usina Laginha para ter acesso a estrada principal. Veículos que possuem tração 4x4 fazem o percurso pela estrada habitual, mas com dificuldades, pois as crateras formam imensos lagos profundos, sendo um risco enorme para os condutores.

Podemos observar ao longo dos anos em Alagoas, que surgem estradas ligando o nada, a lugar nenhum. A Serra da Barriga é um dos maiores patrimônios da cultura negra do mundo, visitado por milhares de pessoas ao longo do ano. Promessas e mais promessas são feitas acerca da pavimentação desde a cidade até o platô, para que assim houvesse mais facilidade de acesso ao Memorial. Essas promessas já dariam para pavimentar uma estrada ligando a Terra à Lua.

Enquanto isso, somos cada vez mais decepcionados pelos governantes do Estado, que não prezam pelo patrimônio que possuem, tampouco sabem de sua importância para a região.

Quanto tempo mais iremos ficar envergonhados por causa da incapacidade administrativa alheia? Queremos mostrar o que temos e somos penalizados pela falta de bom senso governamental, que mais uma vez abandona União dos Palmares, esquecendo da história do povo guerreiro que aqui viveu e deixou raízes para que a luta continuasse.

Nossa luta continuará! Agora contaremos com a ajuda do Sr. Carlos Moore que ficou indignado com a dificuldade de acesso à Serra da Barriga, e se propôs enviar cartas a entidades internacionais para que cobrassem do governo Alagoano a tão sonhada estrada de pouco menos de dez quilômetros.

Viva Zumbi!

Blog Caderno B

O Padre Tem Pinto? De novo? Por Carlos Eduardo Oliveira


O teatro é a arte de fazer rir e emocionar, mas a pesar de ser uma porta para o relaxamento e descontração, ainda não é muito valorizado, pelo menos não aqui em União. Mas isso não impede que essa manifestação aconteça a não ser pela falta de apoio principalmente do comercio que prefere ter o nome de sua empresa relacionada a eventos como shows e blocos de carnaval, ou prefere apoiar grupos artísticos de outras cidades. Mesmo com toda dificuldade nós que gostamos dessa arte estamos sempre produzindo, criando e esperando uma oportunidade para levar a público.

Em 2009 nós do Grupo Cultural Arte Racional, apresentamos uma peça que diante mão causou uma certa inquietação por conta do título: ''O Padre tem Pinto?'' Enfim a peça foi apresentada e pelo que pude ver agradou bastante e mostrou para as pessoas que nada mais era que uma comédia muito sutil que não denegria a imagem de ninguém. Infelizmente por alguns motivos pessoais de alguns dos atores, não conseguimos apresentá-la novamente, até esse ano quando decidimos voltar com todo gás, prontos pra reapresentar a peça aqui em União e com certeza levá-la a outras cidades. Quem sabe?

Então aos fãs de teatro e aos carentes de bons motivos para sorrir, aguardem que ainda esse ano ''O Padre tem Pinto?'' está de volta pra trazer diversão e dar motivo pra que as pessoas saiam de suas casas para ir ao teatro, e quem sabe assim esquecer um pouco os problemas de casa, do trabalho, da vida em si.

A peça fala de um Padre que tem a igreja e a sua vida invadidas por pessoas completamente sem noção, como Ana Bela que quer casar de qualquer jeito com Otávio, eles se conheceram na internet, mas o que ele não sabe é que sua pretendente tem alguns probleminhas e um deles é o mau hálito, o fato é que ele não tem o olfato, por enquanto. Uma outra figura maluca que surge nessa confusão é uma coroa chamada Alexia que esconde a idade e tenta aparecer de todo jeito, se considerando atriz, cantora e modelo. E pra encerrar Ysolda a freira tontinha que botou na cabeça uma história maluca que a levou a buscar a resposta pra sua dúvida: O Padre tem pinto? E o Padre que deveria por ordem nessa bagunça se mostra tão louco quanto todos os outros.


Semel Promove Campeonato Sub 23 Em União dos Palmares


A Secretaria de Esportes de União dos Palmares realizou o I Campeonato Sub-23 de Futebol, no período de 23 de março a 15 de maio, sendo que a partida final aconteceu no estádio Orlando Gomes de Barros, no domingo, dia 15. Oito equipes participaram da competição.

Na grande final ocorrida as equipes do União Futebol Clube e Cohab se enfrentaram na disputa pelo título.

O primeiro tempo terminou com a vantagem do União pelo placar de 1 a 0. No segundo tempo, o União aumentou o placar para 2 a 0. Faltando dez minutos para terminar a partida, a equipe da Cohab diminuiu o placar, mas aos 42 minutos da etapa final o União ampliou para 3 a 1.

Ao final do jogo, foi realizada a premiação para o campeão e o vice, que receberam troféus e medalhas.

Site Primeira Edição

Fotos Com Padre Don

Click nas fotos para ver em tamanho maior