Pages

sábado, 23 de abril de 2011

" O Meu Sonho é Comprar Um Carro Para o Bairro Sagrada Família" José Cícero da Silva




Nossos convidados do programa Mesa Z da Rádio Zumbi, de hoje, são moradores há 20 anos do Conjunto Sagrada Família mais conhecido como "Mutirão". O bairro foi fundado em 1989 após um enchente aqui em União dos Palmares.

José Cícero da Silva é Presidente da Associação Comunitária do Conjunto Sagrada Família e, Antônio Siqueira de Amorim é o vice. Eles foram ao programa para falar do bairro e de suas necessidades, e dos avanços que a atual gestão da Associção vem conquistando.

Eleitos em Novembro de 2010, os representantes nos contavam que após a implantação da Base da Polícia Comunitário no bairro a violência da localidade vem baixando gradativamente. O prédio alugado pela prefeitura tem 4 policiais que se revesam todos os dias da semana. A polícia no bairro conta com o apoio de uma viatura, que ainda atende os moradorem do Bairro Nossa Senhora dos Dores, "Vaquejada". Todas as casas do Mutirão tem fixado na parede o número do celular de uso da polícia.

Outro assunto que mereceu destaque foi a criação da feira-livre que acontece nos finais de semana, onde são os próprios moradores são os feirantes. Com isso a renda da população melhorou, já que os mesmos dependiam dos serviços sociais do Governo Federal.

A idéia da criação da feira foi em conjunto com o policial Edson Pinheiro, que faz parte da polícia comunitária no bairro. Hoje um total de 78 feirantes vendem diversos produtos. Todos os comerciantes receberam curso para atender melhor o cliente, fazer a limpeza das bancas e do local. Além desses cursos, os feirante que trabalham com alimentos se especializaram em como trabalhar e manusear corretamente os produtos.

A feira local, trouxe como benefício o respeito dos moradores pelo bairro e está ajudando a melhorar a imagem do bairro, tido como um dos mais violentos da cidade.

No programa, os gestores mostraram que os moradores estão empenhados a mudar o bairro. 233 casas contribuem com uma taxa de R$ 2,00 para a Associação. O dinheiro vai custear a sede e futuros projetos. Dentre eles estão internet para o bairro, pagamentos de advogados para quem precisar, eventos comemorativos (como no último carnaval com o "Bloco da Liberdade"), entregas de peixes e, posteriormente, a compra de um carro para servir a comunidade.

O modo como a diretoria vêem administrando o bairro e o fato de não receberem salários pelos seus serviços deixaram ótimas impressões aos membros do programa. Por várias vezes os integrantes teceram elogios ao projeto da Mutirão.

Torcemos para que o bairro mude e se torne um lugar melhor de viver para seus moradores.

O Programa Mesa Z segue inovando. Mais uma vez o programa foi transmitido pela internet com som e imagens, diretamente do estúdio da Rádio Zumbi, através do "twitcam" (também pelos Tempos Modernos e A Terra da Liberdade) Assim, pela internet nossos ouvintes se tornam telespectadores. Para ter acesso é necessário que você tenha um perfil no Twitter.com e ser nosso seguidor. o nosso perfil é @programamesaz. Pelo Twitcam você pode mandar suas perguntas e fazer comentários em tempo real. Participe!

Até o próximo programa.

" Desde Cedo, Aprendi Questionar e Exigir Direitos Individuais e Coletivos" Prof. Nivaldo Marinho


O RELAXAMENTO DO POVO E A INÉRCIA DO GOVERNO

“Um objeto que está em repouso ficará em repouso até que uma força desequilibradora atue sobre ele” (Isaac Newton – Lei da inércia)

Nasci em União dos Palmares, na fazenda gordo, sempre estudei em Escolas Públicas. Na minha infância, tive que trabalhar cedo. Vendi picolés, peguei carregos nas feiras de União, limpei jardins, aprendi lavar, passar e cozinhar, assim me cresci.

Aprendi com meu pai que para vencer na vida honestamente, temos que trabalhar, sair do estado inércia e ir à luta. Além desses valores, minha mãe me incentivou aos estudos, pois sempre acreditou e me fez acreditar na Educação como instrumento de emancipação. Desde então, as dificuldades que enfrentamos se transformaram em desafios e motivos de luta e conquista.

Desde cedo, aprendi questionar e exigir direitos individuais e coletivos. Quando adolescente, sonhava em ser bancário, mas a “ciência” entrou em minha vida e me tornou PROFESSOR. Não me arrependi da escolha, pois como Professor Educador, me esforço para ser uma força transformadora desse sistema que está em repouso profundo há décadas.

Muita gente me pergunta o que eu ganho em ir de encontro a esse modelo imposto pelos senhores feudais que se acham reis e que ainda têm poderes hereditários para administrar nossa cidade como “feudos”, monopolizando e escravizando os analfabetos políticos e sustentando parasitas que ao longo do tempo se acostumaram a viver de favores e migalhas, entrando na inércia do relaxamento e da omissão, onde o que importa é se dar bem. Por isso, eu não me acho superior às demais pessoas apenas tento fazer diferente, pois conquistei algo que ninguém pode tirar de mim. A sabedoria e o prazer em saber que estou fazendo a minha parte como cidadão e que estou agindo com coerência, verdade e justiça.

“É a Lei da Inércia, que se aplica a nossas vidas: quando encontramos uma zona de conforto, é lá que, inertes, permanecemos. O curioso é que a maioria das pessoas nem percebe que está inerte” (Luciano Pires).

Enquanto nossos gestores administrarem nossa cidade com projetos particulares, deixando o povo em segundo plano, o abismo entre o desenvolvimento e o atraso só tende a crescer! É necessária a participação do povo, pois só assim poderemos quebrar essa corrente viciosa criada há décadas em nossa “terra da liberdade”. Foi assim com os movimentos das DIRETAS JÁ, com O FORA COLLOR, com A QUEDA DE DIVALDO SURUAGY, entre outros. Uma coisa é certa, SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTA. Só assim poderemos transformar a inércia do atraso em desenvolvimento. Você pode até pensar que é utopia, mas eu acredito que se eu não alcançar esse desenvolvimento meus filhos com certeza alcançarão e poderão falar com orgulho: _ meu pai não foi um covarde, me ensinou a ser gente.

È preocupante ouvir alguém falar que não quer se envolver em política, porém se deixa levar por fichas sujas que compram votos e se elegem sem se quer mostrar a cara, e ainda tem eleitor que se gaba por ter “ganhado” cinqüenta reais.

Há décadas União vive um modelo de política onde existem apenas dois partidos: “os que mamam e os que querem mamar” Não vemos com clareza nenhum projeto de desenvolvimento, tudo parece ser feito na base do improviso.

Estão levando a serio demais a lei de Isaac Newton, pararam no tempo, perderam a noção de futuro! Como tirar Alagoas desse caos, se não somos capazes de fazer o dever de casa?

Mas nem tudo está pedido. A juventude de nossa cidade através de debates em rádios, internet, blogs e redes sociais tem mostrado de forma democrática um papel fundamental para o inicio das mudanças necessárias em nosso município. Um exemplo disso é o mesa Z programa da Rádio Zumbi, formado por jovens que de forma voluntária prestam um grande serviço à comunidade e o resultado já pode ser visto, pois vem mudando o comportamento e a atuação dos vereadores da cidade com o acompanhamento das ações dos mesmos. E não tem sido diferente com o poder executivo, principalmente porque o grupo vem cobrando, questionando e levando propostas que visam o desenvolvimento de nossa Cidade. Podemos dizer que é um exemplo de força desequilibradora que tenta tirar nosso município da inércia das forças do atraso.

Portanto, seja você também parte dessa força, ajude a colocar União nos trilhos do desenvolvimento. Insira esses verbos em sua vida: LUTAR, EXIGIR E CONQUISTAR.

“A maior parte de sua vida é consumida com repetições, até que uma força desequilibradora tira você desse ciclo. Uma demissão. Uma promoção. Uma desilusão amorosa. Uma tragédia. Enquanto a força não surge, ficamos ali repetindo, repetindo, repetindo”. (Luciano Pires)

Hoje Tem Mesa Z Cidadania

Acompanhe o Mesa Z sempre ao meio-dia na Rádio Zumbi FM 87,9.

Participe do programa através do telefone (082) 3281 3669

pelo e-mail radiozumbifm@hotmail.com

ou escreva para Rua Marechal Deodoro nº 191 - 1º andar Cep: 57.800-000 Centro

União dos Palmares - AL.