Pages

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Antônio Matias leva seu bloco "Futuca, Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra" para as ruas de União


Aos 87 anos o folião Antônio Matias é o folião-símbolo de União dos Palmares. Ele é o fundador do bloco Futuca, Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra, que há muitos anos percorre as ruas da cidade. Ao lado de familiares, amigos e vizinhos, seu Antônio é quem puxa o bloco, sempre acenando para os foliões e curiosos.

Seu Antônio, que já foi Rei Momo de União em vários carnavais, diz que seu bloco é "para familiares, amigos e, principalmente, para quem gosta de brincar o carnaval sem malícia. Qualquer um pode participar. Não temos lucro com a festa". Enquanto toca o frevo e marchinhas os foliões desfilam chupando flau feito de bebidas alcoólicas.

O radialista Douglas Lopes é um dos patrocinadores e esse ano contribuiu com a confecção das camisas/abadá. Quando se aproxima o carnaval os amigos doam dinheiro para o bloco. Quem não quer comprar o vestimento do bloco pode sair com outro abadá ou simplesmente com uma "caixa de papelão". Foi o que fez seu neto, Hugo Raffael, e alguns amigos.

"Fizemos pra brincar pra chamar atenção do público, para que as pessoas pensassem que estivéssemos pelados, mas estávamos vestidos", diz Hugo sobre a caixa de papelão como fantasia. 

Com um percurso menor esse ano a turma de foliões era só alegria pelas ruas de União.

Carreira artística, palavras de uma realidade Por Rhommel Bezerra


Tenho recebido muitas mensagens de pessoas que querem seguir carreira artística, então resolvi escrever este artigo.

O primeiro passo e, por mais óbvio que possa parecer, é que o postulante a uma carreira artística seja realmente talentoso. É notório que no meio artístico não há espaço para “enganadores”, ou seja, em nosso meio, o artista tem que ser muito bom mesmo! Ele deve ser completo, ter qualidade, disciplina e foco.

Depois estudar, porque por mais genial que você seja, por mais visceral ou talentoso que seja, todos nós precisamos de referenciais e de estofo cultural. Ninguém consegue inventar algo puramente e genuinamente novo sem ter se espelhado em algo que já exista. Portanto, defina quais serão suas referências e estude-as profundamente.

Falando de carreira, o artista deve focar inicialmente no seu berço. Não adianta querer “estourar” no Rio de Janeiro, se você ainda não é sequer conhecido em sua região de origem. O trabalho deve sempre partir do pequeno ambiente para o maior. Esta é uma ordem natural e praticamente imutável em se tratando de fenômenos artísticos. As portas aqui não estavam abertas quando cheguei.

Tenho quinze anos de teatro e apenas três de teatro profissional e sei que o teatro deve ser a verdadeira casa do bom ator, pois é a expressão mais antiga do espírito lúdico da humanidade, é uma arte essencial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário (comedia, drama, e outros gêneros), exige a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia (teatro que não cria relação alguma com o espectador, não é teatro), assim, por maior que seja a interdependência entre texto dramático e o espetáculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte basicamente distinta da criação literária.
 
Assim, o teatro é principalmente um fenômeno social e, como tal, sujeito as leis de sociedade. Por isso, não existe teatro em sentido absoluto, com normas permanentes, mas vários teatros, muito diferentes, de diversas épocas e nações, e quanto mais remotos, menos operantes em períodos seguintes. 

Não posso deixar de citar o ambiente web, destaque para as Redes Sociais. É fundamental que o artista seja acessível ao seu público através, como já bem diz o nome, das Redes Sociais. E neste item, tenho percebido erros grosseiros por parte dos artistas, pois o Twitter, por exemplo tem sido usado por eles como uma comunicação em monólogo onde só o próprio fala, sem responder aos seguidores.

A ‘brincadeira’ consiste justamente nessa troca de opiniões, de contatos e informações. O Twitter é um canal de informação e de troca de informações, não deve jamais ser usado como algo unilateral. Há ainda uma categoria de aspirante a artista que quer expor toda sua intimidade como se estivesse participando de um reality. É um tal de “tô almoçando risoto de camarão” … “presizo faser as unhas do pé e das mãos” … “indo pra academia?”, ou seja, uma exposição desnecessária e um falecimento da língua portuguesa.

Mas seguindo no mesmo ritmo sem perder o foco, muita atenção ao site, blog, MySpace, Twitter, Facebook e todas as oportunidades tecnológicas que estão surgindo. Entenda que estas ferramentas devem ser usadas a seu favor e merecem ser tratadas com o máximo de responsabilidade. Afinal, imagem é tudo!

Talento não se compra fazendo um curso, workshops com atores “famosos” ou obtendo um DRT. Não pode ser apenas por vaidade, é a profissão que nos escolhe e tem que ser verdadeiro para conquistar seu espaço. Pois a beleza física só sustentará os primeiros quinze minutos do teste de elenco.

Se quiser reconhecimento, estude. Se quiser fama, faça sua inscrição para o próximo BBB.

Rhommel Bezerra, escritor, ator e diretor teatral. DRT 1443/AL

Diretor e fundador na Cia de teatro 4 Cantos.
Estudando bacharelado em Teatro na Univercidade do Rio de Janeiro (escreve com C mesmo).
Produzindo a peça "As aventuras de Brancamor".

Ela x Ele Na cidade sem fim - Novembro de 2012. Retorno no segundo semestre de 2013.
Espatódea - Janeiro de 2012. Retorno no segundo semestre de 2013.
As aventuras de Brancamor - Estréia no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2013. 
Fotos da peça teatral Espatódea apresentada aqui em União dos Palmares, click AQUI

Paz Por Joelma Simões



A descrição de uma utopia que há dois mil anos foi nos dada pelo Senhor não mais como um sonho distante, mas como uma realidade constante que faz a nossa esperança ficar intacta mesmo em meio às guerras de canhões, de pratos vazios, de títulos, de seitas, de abusos morais e sexuais. 

Em meio a um silêncio descontente, eclode dentro do coração da humanidade o grito salvifíco do Mestre que está a nos dizer: “A PAZ ESTEJA CONVOSCO”, e esse grito dar-nos uma certeza que vai além do nosso eu consciente. Corrompe o poder opressor, destrói o elo com uma classe alienada dos bons costumes e se posiciona a favor dos menos favorecidos.

Há uma diferença significativa no conceito de paz que dá a alguns tranquilidades, enquanto uma grande parcela do povo, que geralmente está às margens da sociedade, vivem em situações turbulentas que os leva a prostituição e a aderir à violência como meio de vingança, de protesto e de resposta aos que estão no poder e que não se mostram acessível a esses gritos que não se calarão. 

Existirá sempre uma procissão pela paz plena que não se deixa limitar a uma classe social, porque a paz não é algo que podemos manipular com dinheiro e nem com os gemidos de dor. 

Paz é um bem comum dos seres que o mundo povoa e que está dentro, transparente em nós. Não se pode levar á sério as pessoas que gritam nas praças e esquinas que querem paz quando suas vidas denunciam o uso do poder que exercem, seja em casa ou no trabalho.

Enquanto tivermos por companheira a hipocrisia de falarmos daquilo que não vivemos, teremos com consequência esta foto da paz camuflada. 

30 de janeiro é 'Dia da Não Violência'

Los Pariceiros encerram com animação o carnaval em União dos Palmares



Chega ao fim o Carnaval 2013 em União dos Palmares. Embora não havendo o tradicional "relógio" na Praça Basiliano Sarmento, onde os foliões palmarinos ficam o tempo todo circulando na praça e tomando banho nos pontos distribuídos ao redor da mesma, a animação ficou por conta dos blocos que foram às principais ruas da cidade. A Franga da Madrugada (13 anos),  Futuca. Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra (7 anos) que inovou com a turma vestida com caixa de papelão e o bloco da Gostosinha (3 anos).

O mais novo bloco palmarino, Los Pariceiros, fez sua estréia hoje dia 12, com animação redobrada. Os foliões se concentraram em uma Praça do Bairro Roberto Correira da Araújo e foram até a Praça Basiliano Sarmento no centro da cidade. Antes de percorrer as avenidas ao som de músicas baianas e arrocha e Dj Junior Admix colocou todo mundo para dançar na concentração. A maioria dos organizadores do bloco são funcionários do Hospital São Vincente de Paulo como Gleison Ribeiro que frisou: "a intenção é resgatar os antigos carnavais de União, esse ano foi o teste, no próximo ano queremos o povo todo na rua". 

O nome Los Pariceiros surgiu das lembranças dos amigos quando se reuniam e quando chegavam em casa ouviam de suas mães: “já estava com seus pareceiros". Relembra Gleison Ribeiro. Trocando o por los os amigos resolveram colocar esse nome para celebrar as amizades da infância. 

Gleison, que é recepcionista no hospital, disse que os organizadores arrumaram alguns patrocinadores para confeccionar os abadás e comprar as bebidas, entre os apoiadores estão os donos da Loja Sulanção que arrastou os foliões com carro de som até a praça. Tiago Ramos, funcionário do SAAE e organizador do bloco, disse "queremos um bloco popular onde todos se sintam bem".

Pelo que blog viu nesta terça-feira, o bloco tem um futuro bonito pela frente.


Mais fotos AQUI