Pages

domingo, 1 de maio de 2016

Saiba quais são os erros mais comuns cometidos no ambiente educacional e aprenda com eles



A comunicação no ambiente acadêmico tem sido cada vez mais valorizada. Atualmente, para ser considerado um bom educador, não basta somente ter conhecimento a respeito dos conteúdos: é preciso saber como transmiti-los à turma.
Um professor é, acima de tudo, um comunicador, uma vez que transmite diariamente aos alunos não só conceitos, como também ideias, opiniões, conselhos e valores. Por esse motivo, a forma como essas informações são transmitidas é considerada muito importante para o desenvolvimento dos estudantes.  
Confira a seguir 4 maneiras de tornar a sua comunicação com seus alunos mais eficiente:

1 - Torne sua aula mais dinâmica
Surpreender a turma é uma forma bem eficiente de manter a atenção dos estudantes. O inesperado serve de motivação para que eles interajam durante as aulas, despertando o seu interesse pelos assuntos abordados. Por isso, não ensine sempre da mesma maneira, inove os seus métodos de ensino.


2 - Observe o comportamento dos alunos

Procure “ler” o ambiente no qual você atua. Acompanhe os seus alunos de perto, observando o quanto eles progridem ao longo do tempo, buscando sempre atender as suas dúvidas e dificuldades em relação à matéria ou a outro assunto relevante.


3 - Não tenha medo de sair da rotina

A criatividade é cada vez mais valorizada em sala de aula. Não tenha medo de introduzir novos assuntos à turma, propondo uma aula mais dinâmica e interessante, sem precisar transformá-la em uma espécie de “show”.


4 - Saiba escutar os alunos

Saber escutar o que os alunos têm a dizer é fundamental para um bom professor. Pergunte como está o seu acompanhamento, se possuem alguma dúvida ou se algo os incomoda. Trata-se de uma ótima forma para aumentar a interação com a classe.


Essas dicas podem ser complementadas com o uso de outros recursos para aumentar a interação, tais como vídeos, redes sociais e jogos virtuais. Se você deseja efetivar a comunicação com os seus estudantes, não deixe de seguir esses conselhos!