Pages

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uma noite para Jorge de Lima, Maria Thereza e Franco Maciel




A II Semana de Cultura com o tema: Re-descobrindo Jorge de Lima, que teve inicio ontem (22), no Auditório da Prefeitura de União dos Palmares, fez jus ao Príncipe dos Poetas, que é palmarino da gema.

A noite do evento tinha algo mágico no ar, geralmente os conterrâneos não prestigiam circuitos culturais na cidade, mas essa era diferente e todos entraram no clima para prestigiar o grande poeta e a nova geração de escritores, como Franco Maciel que estava lançando seu livro, A História da Terra da Liberdade, de Macaco a União dos Palmares.

No local estavam presentes intelectuais dos Estados de Alagoas, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A filha do poeta Maria Thereza de Lima, foi simpática com todos que queriam abraçá-la, tirar fotos, conversar. Ela veio acompanhada de amigos que, como ela, queriam reviver a cidade onde seu pai nasceu e viveu por anos. 

Emocionado, Franco agradeceu aos familiares, amigos e relatou a experiência em dividir o comando do blog ‘A terra da liberdade’ comigo. O escritor ainda disse “quero fazer uma homenagem ao radialista Sílvio Sarmento, que contribuiu tanto para esse livro. Nossas conversas eram diárias e longas”.

A Secretária da Cultura de União Genisete Lucena falou do legado do poeta, da importância dessas atividades no município para que as novas gerações possam não só ter o prazer de ler as obras do autor, como também poder incentivar os mesmos a escreverem futuramente. E essa ideia já foi comprada por professores e alunos das instituições Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Escolas Edvar Sousa e Monsenhor Clóvis Duarte, que estavam presente. 

Na festa da cultura palmarina estiveram no evento o prefeito Beto Baia, alguns secretários do governo, os jornalistas Maurício Melo (TV Senado), Antonio Aragão, Ivan Nunes, os vereadores Bruno Praxedes e Toinho da Adefal, o cineasta Clementino Júnior, o ator Mano Melo, representante da Fundação Palmares Maria José, o poeta Claudio Wiler e o grande Kleber Marques, que enriqueceu a noite com seu jeito descontraído.

Que venham mais eventos como esse em União dos Palmares!!!


Todas as fotos AQUI
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

A Torre Inconsútil Por Cicero Melo

A TORRE INCONSÚTIL
Era a casa de Jorge frente à torre
Onde morava um deus adormecido.
Que luxúria de gesso e tinta podre,
Um sabor de poema sempre lido!

Era a torre pousada sobre a sala
Onde restava um deus - nunca acordou.
O sono que o cobria era cabala:
Inconsistente e crua se criou.

Era a torre de Jorge frente à minha
No jogo do xadrez que à mão impele
A dupla dor de combater sozinha.

Era do Jorge insone a torre imbele
Que nunca a se exaurir, sempre continha
Dois Mundaús caindo sobre a pele.

(Cicero Melo, POEMAS DA ESCURIDÃO, Ed. Bagaço, 2002)
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos