Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pela Vida Grita a Terra... Por Direitos, Todos Nós!

Está acontecendo algumas reuniões com pessoas ligadas a movimentos sociais aqui da cidade para a organização do 17° do Grito dos Excluídos, que acontecerá no dia 07 de Setembro.

Na reunião alguns pontos foram discutidos como; saída e percurso da caminhada, faixas e cartazes, divulgação em meios de comunicação e visitas nos abrigos e escolas do município, como a mobilização de outros seguimentos da sociedade.

Na edição deste ano, o Grito pretende mobilizar os desabrigados das enchentes de 2010 que se encontram alojados em barracas, como também os estudantes das escolas estaduais que se encontram com suas estruturas físicas danificadas. Os organizadores querem lembrar a população que esse ano completa 10 anos que os universitários pagam transporte para irem estudar na Capital.

A pauta principal da reunião foi o recolhimento de assinaturas por meio de abaixo-assinado nas escolas, barracas e comunidade. Essas assinaturas seriam encaminhadas a Câmara de Vereadores em sessão ordinária com a presença dos participantes do Grito, para ter uma maior força quando as mesmas forem enviadas as autoridades competentes.

Desde 1995 o Grito dos Excluídos vem sendo realizado no dia 07 de setembro quando é comemorado o dia da independência do Brasil, o Grito se propõe a superar um patriotrismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação da sociedade.

Em União dos Palmares, a mobilização está marcada para as 15:00 horas no final da Rua Juvenal Mendonça, antiga Castelo Branco, a caminhada irá percorrer as principais ruas da cidade e encerra-se com uma missa presididida pelo pároco local na Igreja Matriz de Santa Madalena.



Click para ver maior

"As Pessoas Daqui Não Valorizam o CENARP" Jayane Lima


Quem visita o Centro Arqueológico Palmarino mais de uma vez, percebe que o lugar não é muito frequentado. É fácil chegar ao local e não encontrar ninguém.

Em pouco mais de seis meses trabalhando no lugar, a universitária Jayane de Lima diz que frequentam o centro são levados pela curiosidade de ver o que tem no museu, poucos são os que querem conhecer sobre a história da cidade.

Alguns curiosos ficam decepcionados com o lugar e perguntam se não há lanças ou estátuas. Por muitas vezes perguntam se os artefatos de cerâmicas, que se encontram no centro, foram feitos realmente pelos índios e africanos que moraram no Quilombo dos Palmares.

Jayane de Lima diz que tudo isso é um reflexo de como a cultura na cidade é gerenciada, pois os visitantes ao chegarem na cidade não têm um ponto de referência para pegar informações e a própria população não é estimulada a fazer propaganda da cidade.

O professor Carlos de Sena, da Escola João Costa de Oliveira, fica descontente com a falta de interesse da população em não querer saber quem foram seus ancestrais. Para o professor esse interesse poderia vir através dos incentivos das instituições de ensino e dos próprios pais.

Seis meses após a inauguração, o centro teve, lamentavelmente, um total de 1910 visitantes. Muito pouco para um lugar que conta boa parte da história de União dos Palmares. O Centro teve seu maior número de visitantes na semana que se comemorou o dia dos museus, muitos alunos da cidade e de Maceió foram conhecer e fazer trabalhos escolares.

O CENARP é uma parceria entre a Prefeitura de União dos Palmares e das instituições de ensino superior UFAL e UNEAL. O Centro tem o mesmo horário de funcionamento da Casa do Poeta Jorge de Lima, que são das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

GAO Completa Quatro Meses


O Grupo de Apoio a Obesidade (GAO) já ver resultados nas suas reuniões, que acontecem quinzenalmente na cidade de União dos Palmares. O projeto pioneiro na cidade e região vem recebendo o apoio da população que tem problema em reeducação alimentar (RA).

Idealizado por Díria Mônica, funcionária do hospital São Vicente de Paulo e apoiado pelos demais profissionais da instituição, o GAO compretou 4 meses de atividades com a comunidade.

O objetivo principal dos encontros é o mútuo apoio que cada pessoa passa a dar para os demais, sabendo que a obesidade já é um mal que assola o mundo. Cada participante preenche formulários que serão usados para cadastrar os pacientes e posteriormente analisados pelos médicos. A cada 15 dias um profissional da área de saúde comanda os trabalhos.

Fora isso cada participante fica encarregado de levar um presente para ser sorteado, ganha a lembrança quem teve maior perda de peso.

Um fato curioso é que as reuniões vem recebendo um número maior de homens e crianças, incentivados pelas companheiras e mães.

Próxima reunião será dia 6 de setembro na capela anexa ao Hospital São Vicente.
Às 14:30h.



Click para ver maior

Fotos Especiais!!!

Click para ver maior