Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"As Pessoas Daqui Não Valorizam o CENARP" Jayane Lima


Quem visita o Centro Arqueológico Palmarino mais de uma vez, percebe que o lugar não é muito frequentado. É fácil chegar ao local e não encontrar ninguém.

Em pouco mais de seis meses trabalhando no lugar, a universitária Jayane de Lima diz que frequentam o centro são levados pela curiosidade de ver o que tem no museu, poucos são os que querem conhecer sobre a história da cidade.

Alguns curiosos ficam decepcionados com o lugar e perguntam se não há lanças ou estátuas. Por muitas vezes perguntam se os artefatos de cerâmicas, que se encontram no centro, foram feitos realmente pelos índios e africanos que moraram no Quilombo dos Palmares.

Jayane de Lima diz que tudo isso é um reflexo de como a cultura na cidade é gerenciada, pois os visitantes ao chegarem na cidade não têm um ponto de referência para pegar informações e a própria população não é estimulada a fazer propaganda da cidade.

O professor Carlos de Sena, da Escola João Costa de Oliveira, fica descontente com a falta de interesse da população em não querer saber quem foram seus ancestrais. Para o professor esse interesse poderia vir através dos incentivos das instituições de ensino e dos próprios pais.

Seis meses após a inauguração, o centro teve, lamentavelmente, um total de 1910 visitantes. Muito pouco para um lugar que conta boa parte da história de União dos Palmares. O Centro teve seu maior número de visitantes na semana que se comemorou o dia dos museus, muitos alunos da cidade e de Maceió foram conhecer e fazer trabalhos escolares.

O CENARP é uma parceria entre a Prefeitura de União dos Palmares e das instituições de ensino superior UFAL e UNEAL. O Centro tem o mesmo horário de funcionamento da Casa do Poeta Jorge de Lima, que são das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!