Pages

sábado, 26 de outubro de 2013

Mestres artesãs de União dos Palmares recebem 10 mil reais em premiações do Ministério da Cultura


Seis Mestres Artesãos alagoanos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), foram premiados pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Culturas Populares - Edição 100 Anos De Mazzaropi - A Cultura Popular No Cinema. O resultado foi divulgado na edição desta terça-feira (22), do Diário Oficial da União.

De acordo com o secretário Luiz Otavio Gomes, a Seplande dá todo o apoio necessário para que os artesãos alagoanos sejam reconhecidos nacionalmente pelos seus trabalhos. “Nosso dever é capacitá-los, para que possam crescer cada vez mais. Esse prêmio fortalece mais ainda o trabalho que o governo de Alagoas tem feito para desenvolver e incluir produtivamente os talentos do nosso Estado”, declarou.

Cada um dos artesãos contemplados vão receber a quantia de R$ 10 mil. São eles: o Mestre Antônio Alves dos Santos (Antônio de Dedé), de Lagoa da Canoas; a Mestra Marinalva Bezerra, de União dos Palmares; Mestra e Patrimônio Vivo Irinéia Rosa, de União dos Palmares; Mestra Quitéria Bispo (Nilvinha), de Lagoa da Canoa; Mestre André Barbosa Cavalcante (André da Marinheira), de Boca da Mata; e Julieta Maria da Conceição (Preta), de União dos Palmares.

Para a Mestra Irinéia Rosa, a premiação é muito bem-vinda. “Eu não esperava pelo prêmio. A princípio não acreditei, mas fico muito feliz em ter esse reconhecimento pelo Ministério da Cultura. Esse prêmio veio em um bom momento”, disse.

O concurso selecionou 350 candidatos em todo Brasil. Foram escolhidos 170 mestres e mestras, 170 grupos/comunidades formais ou informais e 10 mestres e mestras in memoriam. O investimento total foi de R$ 5 milhões. O resultado da seleção está disponível no site do Ministério da Cultura, que pode ser acessado no link: http://www.cultura.gov.br/.

O artesão Edinho de União dos Palmares - classificado/suplente (mas não premiado)!

Fonte: Assessoria