Pages

sábado, 7 de setembro de 2013

União dos Palmares comemora 7 de setembro com hasteamento de bandeiras e apresentação de coral

O município de União dos Palmares comemorou o dia da Independência do Brasil, na manhã neste sábado, 7, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras no pátio da Prefeitura.
O ato cívico reuniu autoridades e funcionários públicos e encerrou a semana da pátria, iniciado domingo, 1. Durante a semana, as bandeiras do município, do estado e do país, eram hasteadas pela manhã.
Na ocasião, o secretário geral de administração, Edemir Morais, esteve representado o prefeito Beto Baía. Além dos secretários de Educação, Ricardo Praxedes, Meio Ambiente, Macário Rodrigues, Comunicação, Hermes Marques e o Superintendente da SMTT e Guarda Municipal, Givaldo Vicente.
Os hinos foram cantados pelo coral do Espaço Cultural Acotirene, da secretaria de Educação.
João Paulo Farias // Luan Mauricio – fotos (colaboradores)

Manifestantes queimam bandeiras no Monumento a Zumbi dos Palmares

Bandeira do Brasil também foi incendiada

Rio - Os manifestantes retiraram e incendiaram a bandeira do estado do Rio de Janeiro no Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, neste sábado. Os ativistas também incendiaram a bandeira do Brasil e colocaram uma bandeira preta no local. As Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco já estão liberadas e os manifestantes seguem com o protesto na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. 

Confronto e feridos no desfile de Sete de Setembro

Cerca de 100 manifestantes invadiram o palanque onde a população assistia ao Desfile Cívico da Independência, na Avenida Presidente Vargas. Muitas famílias entraram em desespero, houve correria e algumas pessoas passaram mal e precisaram ser carregadas por policiais.

Durante a invasão dos manifestantes, alguns cães do exército chegaram a entrar em ação para dispersar os ativistas, que conseguiram derrubar as grades que faziam contenção ao público. No entanto, os manifestantes não conseguiram chegar à pista onde acontecia o desfile por conta de uma enorme barreira formada por policiais e exército.

Os invasores gritavam frases como "Acabou o desfile" e "Não vai ter Copa". Mesmo com a invasão, o desfile prosseguiu. Os invasores permaneceram por cerca de 15 minutos na área do desfile, mas foram dispersados. O desfile chegou ao fim por volta das 10h55.

O Hospital Souza Aguiar recebeu 13 feridos na manifestação - a maioria atingidos por balas de borracha e estilhaços. Três pessoas ainda estão em observação. Uma criança foi atendida com escoriações leves na cabeça e foi liberada. A idosa Nair Rosa, de 69 anos, caiu da arquibancada. Ela chegou ao hospital com escoriações e também já foi liberada.

Fonte: O Dia

Rifa beneficente para Casa do Pobre Santo Antônio

Seja Padrinho de um Idoso da Casa do Pobre

Para participar da campanha, os interessados podem ligar para os telefones 9185-0377/ 9318-2183/ 3281-3234. A direção vai até o colaborador para preencher seu cadastro e, posteriormente, recolher as doações.

Também podem ser feitos depósitos na conta:
Agência: 0713
Op. 013
Conta: 16.947-0
Caixa Econômica Federal

Outro canal

Músicas que fazem rir, veja AQUI

Carnaval de Olinda: gigantões pela própria natureza Por Aline Salgado

Museu dos bonecos de Olinda recria personalidades brasileiras do Brasil Colônia à República 

Pedro I, José Bonifácio, Princesa Isabel, Zumbi dos Palmares e até a presidenta Dilma: estas e mais outras 45 personalidades brasileiras, da Colônia à República, estão ganhando corpo e forma nas mãos de artesãos para contar a História do Brasil. Os famosos bonecos de três metros de altura irão compor o mais novo time dos gigantões de Olinda (PE).

Mas não apenas no município vizinho ao Recife. A ideia é que as criações possam viajar por todas as cidades do país, em uma exposição itinerante, com ponto de partida em São Paulo, para preservar e transmitir a memória de forma lúdica.

"Ainda estamos em busca de patrocínio, mas a nossa meta é que em outubro já comecemos as exposições em um espaço a ser cedido em São Paulo. Queremos atrair alunos de escolas públicas e privadas, com ingressos entre R$ 10 a R$ 20 para ajudar a Embaixada dos Bonecos a levar a exposição para outras cidades", antecipa o idealizador do projeto, Leandro Castro.

Empresário e produtor cultural da Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, museu que existe há dez anos e que hoje guarda mais de 110 criações, Leandro se diz um amante de história. Ele conta que, com a ajuda da esposa, Sineide, responsável pelo figurino dos bonecos, pensa em dar vida também a personagens da história geral, como Napoleão Bonaparte. "São muitos os projetos. Pensamos ainda em materializar a cultura do carnaval de Pernambuco com a criação de personagens-símbolos, como o passista do frevo, o Caboclo de Lança, além de uma réplica de três metros do Zeppelin, para contar a passagem do dirigível por Recife", empolga-se Leandro.

Com a bênção e a responsabilidade de quem nasceu no mesmo ano em que a tradição dos bonecões tomava as ruas de Pernambuco, o folclorista Olímpio Bonald Neto explica que os gigantões, como gosta de chamá-los, apareceram em Olinda em 1932 e foram inspirados nas grandes imagens dos santos católicos das igrejas da cidade.

"Os bonecos gigantes de formas carnavalescas passaram a representar seres poderosos, como o Homem da Meia-Noite. Em Pernambuco, a tradição tem suas origens em Petrolina, na baixa do São Francisco. Mas suas bases se remetem à Europa, onde há quase três séculos se cultua essa tradição", conta o autor de Gigantes foliões em Pernambuco, sobre exemplos similares que existem na França, na Bélgica e em Portugal.

Para Bonald, mesmo tendo hoje incluído conhecidas personalidades, como Michael Jackson, Pelé e Lampião, os bonecos ainda carregam um sentido místico e religioso. "Quando menino, via os bonecos passarem nas ruas e eles já me impressionavam. Ainda hoje, eles são os grandes responsáveis por dar ao carnaval toda essa aura de fantasia e misticismo", afirma o pesquisador no alto dos seus 81 anos de vivência da tradição carnavalesca de Pernambuco.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

É hoje


Concurso da Drag Oficial da Parada – 20:00h Local: Quadra de Esporte da Escola Municipal João Costa, entrada 1kg de alimento não perecível.


Dj John

  Drag Queen que participaram do evento
 Ashilley Halley

 Melyna Eyshila Ryos 

 Nicolly Boss

É amanhã

Atenção alunos do Corujão LBC, está marcado para este domingo, 08 de setembro de 2013, a roda do mês que será realizada no trevo de União dos Palmares/AL (para quem vem sentido Maceió), aos pés do monumento Zumbi dos Palmares, a mesma acontecerá às 14:00h. Desde já, conto com a participação de todos.

Abraços. 
Corujão Capoeira LBC