Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O primeiro Plano Municipal de Cultura alagoano será de União dos Palmares

Hoje 9 de novembro, o município alagoano de União dos Palmares finaliza o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultural, com a apresentação à sociedade do primeiro Plano Municipal de Cultura, efetivamente produzido no estado de Alagoas, em sintonia com a Política Nacional de Culura. O processo de construção do Plano durou cerca de um ano e envolveu o movimento cultural do município num processo de discussões e debates para a elaboração de um documento com as diretrizes do segmento para os próximos 10 anos.

O processo de discussões e trabalhos foi liderado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Culturais e as entidades culturais do município. “Estou muito feliz por estar finalizando este primeiro momento do SNC. Ser o primeiro Plano Municipal do estado de Alagoas é uma responsabilidade muito grande”, afirmou Elson Davi da Silva Cardoso, secretário de Cultura de União dos Palmares, que realiza o seu último ato público de governo, pois deixará a Secretaria em 2013, em função do resultado do processo eleitoral no município. O Plano Municipal de Cultura foi enviado à Câmara de Vereadores, lido na sessão do último dia 30, e encaminhado para a comissão responsável. Na Sessão, o presidente da Casa, Bruno Leitão Praxedes, comprometeu-se em agilizar o processo para que o PMC de União dos Palmares seja aprovado na próxima Sessão do dia 9, quando a lei será sancionada.

O prefeito Areski Dâmara de Omena Freitas Júnior afirmou que “o Plano Municipal de Cultura é uma ferramenta que foi constituída com a mais ampla participação popular, de forma transparente e democrática”. Ressaltou ainda que a sua constituição como Lei Municipal irá “consolidar o município de União dos Palmares junto ao Sistema Nacional de Cultura, onde já aderimos no ano de 2011”. No encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Cultura à Câmara Municipal, o prefeito destacou os seus principais objetivos: sistematizar os programas e ações das políticas públicas para a cultura no Município União dos Palmares; elencar um conjunto de ações futuras para uma perspectiva de 10 anos; cumprir os procedimentos para adesão ao Sistema Nacional de Cultura; e proporcionar aos cidadãos palmarinos oportunidades de participar cada vez mais e em melhores condições da vida cultural e artística do Município.

Fonte: Portal da Cultura