Pages

sexta-feira, 20 de maio de 2016

União dos Palmares recebe orientações sobre uso seguro da energia elétrica

A feira do município de União dos Palmares ficou ainda mais movimentada nesta quarta-feira (18). A Blitz de Segurança da Eletrobras Distribuição Alagoas chamou atenção dos palmarinos e atraiu comerciantes e pedestres que passavam pelo local. De forma didática, eles receberam orientações sobre segurança em relação a fios de energia elétrica partidos em vias públicas ou sobre veículos.
A ação, de caráter educativo, contou com a presença de técnicos em segurança, e eletricistas, que simularam o atendimento realizado pela Distribuidora em situações de risco. Após o registro da ocorrência pelo cliente, a equipe da Eletrobras é enviada ao local e ao chegar é feita a demarcação da área onde o fio está caído. Em seguida, é verificado se há carga elétrica, para depois executar o serviço de reparo do fio partido.
Durante a simulação, pedestres insistiam em ultrapassar a área isolada, assim como em situações reais. O gerente de Medicina e Segurança do Trabalho da Eletrobras, Jorge Rocha, alertou que essa atitude é muito perigosa. “O pedestre não sabe se o fio está energizado ou não. Por isso é preciso que ele se afaste do local e oriente outras pessoas a não se aproximar. É preciso ligar para a Eletrobras e respeitar o isolamento feito pelos técnicos”.
A demonstração de um carro envolvido em acidentes com poste foi a que mais chamou a atenção do público presente. Muitas pessoas tiraram dúvidas sobre a forma adequada de sair do veículo. O taxista Rosalvo Américo ficou atento a cada detalhe da explicação. “Sou motorista e não sabia como proceder em uma situação como essa. A Blitz me ajudou a entender que devemos sair do carro pulando com os pés juntos e andar deslizando por aproximadamente 30 metros para não levar um choque”.
Na Blitz de Segurança, realizada em parceira com a Prefeitura de União dos Palmares, ainda houve a distribuição de cartilhas com dicas de consumo consciente, que orienta sobre o uso da energia de forma segura e eficiente.
Fonte: Ascom Eletrobrás