Pages

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Depoimento de João Paulo Albertim para o blog


União dos Palmares representa muito na minha vida. Apesar de ser nascido em Recife-PE, me considero Pernambucano e Alagoano, por ter muitos familiares nesses dois estados e por viver grande parte da minha vida entre eles. Minha mãe é funcionaria pública aposentada do Estado de Alagoas, foi professora do Colégio Rocha Cavalcante, e meu pai taxista em Olinda-PE, desde criança estava sempre viajando passando um tempo em cada região. Por me considerar Alagoano e Pernambucano  compus  uma música dedicada aos dois estados que tanto amo chamada Alabucano, que faz parte do meu CD João Paulo Albertim - Toca Pernambuco.

Eu gostava muito da Festa da Padroeira Santa Maria Madalena. Sinto muita saudade e tenho muitas boas memórias de União dos Palmares, sempre que puder estarei visitando. No meu próximo CD irei gravar uma música que vou compor dedicada a ela. Estudei muitos anos no Educandário Olímpia Augusta dos Santos e dois anos na Escola Estadual Carlos Gomes de Barros, onde em ambas fiz grandes amigos

Minha iniciação na música foi em União dos Palmares, eu tinha de 14 anos de idade, na época não tinha nenhum cavaquinista na cidade, portanto tinha algumas aulas de cavaquinho com um violonista e músico da terra chamado Djalma. Tive minha primeira oportunidade de trabalhar com música com a banda Swingando, dirigida pelo Antônio Belarmino, fiz algumas aulas com um cavaquinista de Maceió, Wellington Pinheiro. Ao terminar meu segundo grau estava decidido a viver de música e voltei a morar em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana do Recife) e ingressei no Conservatório Pernambucano de Música, onde fui o primeiro aluno de cavaquinho a me formar na instituição com o Professor Marco César, que é um dos maiores músicos  de Cordas Dedilhadas em nosso pais.

Atualmente atuo como docente dando aulas particulares de Cavaquinho e Teoria Musical, estou cursando o Curso superior de Produção Fonográfica na faculdade AESO Barros Melo (Olinda-PE), faço Parte da Orquestra Retratos do Nordeste, dos grupos Choro Miúdo e Conjunto Pernambucano de Choro, da Orquestra do Coral Edgar Moraes, acompanho o Cantor Herbert Lucena, tenho meu trabalho solo de Cavaquinho e estou Lançando meu Primeiro CD, que está na pré-seleção do Prêmio da Música Brasileira 2013, intitulado "João Paulo Albertim Toca Pernambuco" (2012) com a direção musical de Marco César, onde executo músicas de minha autoria e de autores Pernambucanos com várias participações especiais, dentre elas o Maestro Spok, Quinteto da Paraíba, Maestro Zé Gomes (Piano), Bozó 7 Cordas e o saxofonista Americano "Harvey Wainapel".

Quem quiser conhecer mais o meu trabalho pode acessar minha fanpage no Facebook e acessar meu Blog, que é dedicado ao meu trabalho e aos amantes do cavaquinho. Nele vocês encontrarão fotos, vídeos, músicas, agenda de shows, partituras, textos sobre músicos que me inspiraram e assuntos que envolvem a boa música, abaixo segue os links: