Pages

segunda-feira, 21 de março de 2016

Voluntários plantam 32 mudas de árvores em bairro de União dos Palmares

l
 Ação foi realizada na manhã deste domingo (20), no Bairro de Nossa Senhora das Dores. Crianças e adultos participaram da atividade.



Neste domingo, 20, um grupo de 25 pessoas realizou uma ação social no bairro Nossa Senhora das Dores, a "Vaquejada", em União dos Palmares. Na ação foram plantadas 32 mudas de árvores frutíferas como amêndoas, manga, acerola e caju no bairro.

O encontro foi realizado pelos membros do Grupo Vida Saudável, que se encontram quinzenalmente na Capela do Hospital São Vicente de Paulo para discutirem melhorias na qualidade de vida e incentivar a prática de exercícios físicos para obesos e magros que não possuem esse hábito.

O evento deste domingo aliou a prática esportiva e cidadã. A organização contou com o apoio do Projeto União Ambiental, que tem sede na Várzea Grande, zona rural de União. "A ONG vem realizando mudanças no meio ambiente no município desde agosto de 2015, quando as 13 pessoas envolvidas no projeto decidiram fazer algo pela natureza", disse Álvaro Messias, um dos coordenadores da ONG.

No local do plantio de hoje já tinham sido plantadas há três meses 22 mudas de árvores. "Temos moradores da comunidade que cuidam das mudas/plantas como se fossem bebês aqui no campo", contou Artur Nascimento, diretor da Escola Municipal Maria Augusta dos Santos, no bairro.

Para a professora de Sociologia Josiane Medeiros, ações como essa são importantes porque "a comunidade necessita de oxigênio, sombra e dos frutos dessas árvores. Nós como sociedade civil só sabemos reclamar da temperatura alta e não nos mobilizamos para plantar árvores". Ela também se diz motivada em ser um agente transformador da sociedade. Fazendo parte do Grupo Vida Saudável, no WhatsApp, ela ressalta que "a internet tem a sua importância neste contexto social e podemos ter um olhar mais crítico em relação a nossa comunidade e ao mesmo tempo resolver problemas", finalizou.

Alguns ciclistas do grupo Giro Liberdade participaram plantando árvores e doando alimentos. Nesses três anos de existência, o grupo tem promovido competições, passeios e divulgando o ciclismo na região. O grupo tem mais de 30 integrantes. 

O Grupo Vida Saudável comemorou os resultados obtidos durante a ação. Ao realizar o evento conseguiu unir grupos diferentes, desenvolver práticas esportivas e cidadã em uma comunidade periférica da cidade.
Além do plantio de árvores e exercícios, os participantes arrecadaram alimentos e recolheram garrafas pet no bairro.


 
Fotos Zulu Fernando
 
três meses 22 mudas de árvores foram plantadas e hoje estão fortes e bonitas.

Paixão de Cristo em União dos Palmares

Comunidade de Santa Fé Assiste ao Espetáculo Paixão de Cristo AQUI