Pages

sábado, 26 de janeiro de 2013

Professor de educação física da palestra ao grupo do GAO


Nesta quarta-feira, dia 23, ocorreu mais um encontro (quinzenalmente) do  GAO - Grupo de Apoio à Obesidade na capela do Hospital São Vicente de Paulo, aqui em União dos Palmares. O programa que é encabeçado por alguns funcionários da área administrativa e por profissionais da saúde da Instituição.

O objetivo do grupo é unir forças em torno de um mal do século XXI que é a doença da obesidade, "os que estão aqui já deram o primeiro passo que é admitir que estão com um problema de saúde" disse o radialista Alexander Campos, que esteve pela primeira vez no encontro do GAO.

O educador físico, Marcos Aurélio Nunes, que trabalha no Educandário Olímpia Augusta dos Santos e no NASF – Núcleo de Apoio À Saúde da Família aqui no município de União; participou do encontro como palestrante onde fez um balanço das modificações que o Brasil passou nos últimos trintas anos. A população migrou da zona rural para viver em áreas urbanas, avanços financeiros e conseqüentemente o poder aquisitivo da sociedade aumentou o consumo tanto na alimentação como em outros seguimentos.

A explanação da palestra (muito boa por sinal) era para que o grupo presente pudesse entender algumas das razões do por que a população mundial hoje sofre com o sobrepeso e a obesidade mórbida. Praticante de handebol e de outras atividades física, Marcos Aurélio falou da importância de se fazer alguma atividade onde a pessoa possa sair do sedentarismo, segundo ele não é preciso caminhar uma hora, basta andar 10 ou 15 minutos na companhia de um amigo (se não tiver o hábito de caminhar) e aumentar o tempo de acordo com a saúde de cada um. Mas alertou que é fundamental procurar um médico para fazer uma analise completa da saúde do paciente.

Entre olhares atentos, questionamentos e risos por causa de alguma história engraçada que o professor falou, o grupo foi tirando suas dúvidas de qual atividade física era a mais indicada para seu caso. Antes da palestra do professor, Díria Mônica, coordenadora do programa já havia passado os informes e, no final de mais um encontro agradeceu a presença dos companheiros e dos novos integrantes. A cada nova pesagem de um paciente do grupo, uma alegria é compartilhada ao ver que o companheiro perdeu 1 quilo ou simplesmente 1 grama.

Ao final do encontro, Díria Mônica perguntava a cada um "vai perder quantos nesses quinze dias?" E cada um respondia um número e posteriormente como iria fazer para obter o sucesso para isso.     

Programação musical dos festejos de Nossa Senhora da Graça em Murici

26/01 (sábado)
Mô Fio e Hugo & Rodolfo
27/01 (Domingo)
Som de Trio E Bora-Bora
30/01 (quarta)
Show de Calouros e Swing Pancadão
31/01 (quinta)
Luan Estilizado e A Farra
01/02 (sexta)
Flash Back e Geraldinho
02/02 (sábado)
Danados do Forró – Flash Back e Cavalo de Pau
03/02 (domingo)
Gabriel Diniz e Baby Som

Vencemos, e agora? Por José Minervino Neto

Beto Baía, prefeito de União dos Palmares: um mandato, uma incerteza

Um grupo se levanta contra a hegemonia de outro, perde consecutivas vezes, não desiste. Um dia, eis a vitória. O doce sabor da conquista, do poder e, claro, da vingança. Bom, numa democracia troca-se vingança por outros nomes como “renovação”, “mudança”, “avanço”. E em União dos Palmares não é diferente (Leia clicando aqui texto do jornalista Gilson Monteiro para entender melhor).

Nas últimas eleições, a oposição sagrou-se vitoriosa sobre a situação, liderada pelo ex-governador do estado Manoel Gomes de Barros, o Mano. “Quebraram-se as correntes”, dizem os eleitos. Inegavelmente, é um momento ímpar para um segmento político que jamais esteve no alto poder municipal e que até então tinha de se contentar com as parcas cadeiras no poder legislativo.

As expectativas são grandes, pois o êxito de Beto Baía (PSD), atual prefeito, representa a insatisfação popular diante de um quadro de redundante imobilidade e descaso. Haja vista que União dos Palmares apenas “inchou”, como se diz, e não se preparou para crescer e explorar seu potencial turístico e histórico, nem superou a dependência da atividade canavieira para sua economia.

Como se comportará essa gestão frente a um presente desconfortável: a instabilidade na relação entre o executivo e o legislativo, este já protagonista de uma debandada de vereadores eleitos que apoiaram Baía para o lado da “nova oposição”, porém já acalmados e de volta; a presença mais que efetiva das famílias Pedrosa, Praxedes e demais que investiram na campanha, cujo expoente é o vice-prefeito Eduardo Pedrosa (irmão do falecido José, ex-prefeito); o estado precário das finanças do município, que já obrigou o gestor a decretar estado de emergência por falta de medicamentos nos postos de saúde e merenda nas escolas; enfim, a necessidade de se fazer tantos malabarismos políticos para cumprir os acordos de praxe e as promessas de palanque? E o PT local, ocupante hoje de duas secretarias, de que modo lidará com a necessidade de dividir espaço na gestão com antigos desafetos políticos? E a militância, que deu a cara à tapa, qual lado da face oferecerá se Beto Baía não cumprir seu discurso?

Claro, ainda é cedo. O novo prefeito já cumpriu uma de suas promessas de campanhas mais icônicas, a gratuidade do transporte escolar para os estudantes palmarinos que cursam faculdade em Maceió, já demonstrou sua capacidade de negociação no caso dos vereadores e tem implementado, como pode, seu plano de governo.

Mesmo assim, podemos chamar a atual gestão de “nova” com tanta gente “velha” no elenco? As correntes foram quebradas de fato? São inquietudes pertinentes e devem ser levadas a sério nas tomadas de decisões. O povo de União dos Palmares anseia por renovação, mudança e avanço reais, sem maquiagem. E a Beto Baía foi dada a oportunidade de protagonizar esse momento promissor, embora frágil e delicado. Que não decepcione o povo para não sofrer o mesmo enxovalho que seus adversários tiveram nas urnas.

Eu, como sou um cético, se fosse pessoa próxima de Beto, não deixaria passar essa pergunta:

- Vencemos, e agora?
José Minervino Neto é historiador formado pela Universidade Federal de Alagoas, servidor efetivo da UNEAL lotado no campus de União dos Palmares e blogueiro.

10inquietos: http://10inquietos.blogspot.com.br/

Intervalo das Horas: http://intervalodashoras.blogspot.com.br/