Pages

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ditinho da Baronesa Recebe a Visita do Empresário Daniel da Quarker

Hoje pela manhã o sapateiro Expedito Francisco da Silva, mais conhecido como Ditinho da Baronesa recebeu na rodoviária Povina Cavalcante as visitas do Sr. Rodrigo Daniel de Almeida e do comunicador Adelino Angelo.

O empresário Daniel da Quaker, ex-leite São Domingos como é mais conhecido, foi levar uma cadeira de rodas para o sapateiro e materiais que serão usados no seu trabalho, já que seu Ditinho foi roubando na última quinta-feira,19.

Falante seu Ditinho contou ao grupo que já foi candidato a vereador em União dos Palmares e só não prosseguiu na política porque não aguentava ver as pessoas pedindo coisas sem necessidade. Seu Ditinho contou a Sr. Daniel e a Adelino que sua casa na antiga Rua do Jatobá era uma residência grande com três quartos, salas, cozinha espaçosa e quintal, mas que a enchente de junho de 2010 levou tudo, inclusive a cadeira de rodas.

Seu Daniel que possui uma fábrica de achocolatado na cidade veio justamente entregar uma cadeira de rodas ao sapateiro, na qual não pode receber por não ter condições físicas para manuseala, o mesmo espera receber uma automotiva.

Como não iria utilizar a cadeira de roda seu Ditinho pediu a Sr. Daniel para ele entrega a o objeto a um amigo seu que hoje está com problemas de saúde. Prontamente o empresário se dirigiu a casa de seu Aluísio Correia da Silva que trabalhou por muitos anos como motorista.

Visivelmente emocionado o aposentado que mora com sua irmã Dona Marisa Carlos da Silva e o cunhado, agradeceu o presente e mostrou uma cadeira comum da qual a família utilizava para locomover-lo em casa.

Seu Aluísio junto com seu Irmão

Projeto Inaê completa Dois Anos em União dos Palmares


No dia 13 deste mês foi inaugurado no Povoado Santa Fé as novas instalações do Centro de Formação e Inclusão Social - Projeto Inaê. A instituição já está no lugar há 2 anos. O projeto cuida de crianças e adolescentes carentes, que são filhos dos desabrigados da enchente de 1989.

O Povoado Santa Fé é um dos mais carentes do nosso município. As novas instalações dão um alívio as familías que buscam melhorias para seus filhos. No local os alunos tem aulas de teatro, percussão, capoeira, corte e costura, dança, além de uma biblioteca e salão de beleza.

O Projeto Inaê atende a mais de 200 crianças e adolescentes e tenta estender para os lar dos alunos algo que possa ser útil para seus pais também. Idealizado pela ialorixá Mãe Neide Oyá de Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), com sede em Maceió, a instituição tem parceria com a Prefeitura Municipal de União dos Palmares, que cedeu alguns funcionários.

Funcionando diariamente nos períodos da manhã e tarde, a instituição insere os alunos nas atividades em que eles se indentificam. As crianças têm reforço escolar, alimentação e, ainda, lanche antes de irem para casa.

Lady Serafim, professora de dança, nos contou que o local inspira cultura e que fica muito feliz com o aprendizado dos alunos. Aos 32 anos Oludum, como é conhecida entre os amigos, disse que em projeto social o funcionário não faz só o seu trabalho, mas faz de tudo um pouco, para ver o funcionamento do projeto.

Para o professor de percussão Sandro Santana de Freitas está sendo uma grata surpresa ver que os alunos estão se superando com os instrumentos. Nas aulas de percussão os alunos ficam de 3 a 4 meses no básico e, dependendo do seu desempenho, vão melhorando o seu desempenho nos instrumentos e ritmos.

Luana Tavares, que já trabalhou no projeto, disse ao blog que os meses em que ficou lá foram uns dos mais importantes da sua vida. Para Luana, os professores também ganham em aprendizado. "É uma troca de energia e sabedoria entre as pessoas que se encontram no galpão", disse.

Todos convidaram a sociedade para conhecer e, se possível, tornar-se um voluntário. Para isso, pode fazer oficinas de leituras, recreação ou contribuir da forma que achar melhor. Ainda podem ajudar com a doações de livros, movéis, tecidos e etc.

Muitos dos recursos usados para o funcionamento do projeto vêm de doações e dos trabalhos espirituais da Mãe Neide.


Click Para Ver Maior