Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Movimento União Pela Paz

Uma passeata organizada pelas redes sociais percorreu as ruas da cidade de União dos Palmares, distante 83 km de Maceió, na manhã desta terça-feira, 6. Segundo a organização da passeata, o objetivo da manifestação é cobrar dos gestores municipais e da Polícia Militar e Civil de Alagoas soluções para o enfrentamento da violência no município.
A organização estima que desde janeiro foram registrados 13 homicídios na cidade. Segundo Marcelo Pereira, um dos organizadores da passeata, além de cobrar a resolução dos crimes, os manifestantes também tentam abrir um canal de diálogo com os poderes municipais.
“Não são apenas os homicídios que estão assustando a população, também registramos um expressivo crescimento do consumo e venda de drogas, roubos e furtos, levando o medo em geral para todos aqueles que são apenas vítimas”, destacou Marcelo Pereira.
Ainda de acordo com ele, foi entregue um manifesto ao presidente da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, Bruno Leitão (PSDB), e ao Batalhão de Policiamento Militar na cidade. Ele também destacou que nos próximos dias será realizado um fórum de debate com autoridades e pessoas ligadas ao tema da violência.
A mobilização de hoje contou com a presença de lideranças políticas e pessoas liagadas aos Direitos Humanos.
Um grupo de internautas utilizando as redes sociais debatendo a situação da violência no município de União dos Palmares resolveu organizar uma passeata e percorrer as ruas da cidade. Segundo José Marques, estudante e adpeto às redes sociais, a intenção não é apenas debater os problemas da sociedade pela internet.
“A mobilização deve sair das redes e ir às ruas. É isso que estamos fazendo e esse não é o primeiro ato organizado pelos internautas, outras manifestações foram e serão realizadas”, concluiu Marques.
Por Railton Teixeira
Sob chuva forte, população vai às ruas pedir paz
Famílias de vítimas entregaram documentos a autoridades com reivindicações
Nem mesmo a chuva forte esfriou os ânibmos da população de União dos Palmares que foi na manhã de hoje às ruas para pedir um basta na violência no município. Os sete homicídios ocorridos na cidade apenas este ano está registrado em um "contador" de homicídios instalado no campus da Universidade Estadual de Alagoas no município.
O Movimento União pela Paz nasceu nas redes sociais, em protestos no facebook, e ganhou as ruas, reunindo centenas de manifestantes que sairam em caminhada na Praça Frei Damião até a Câmara Municipal.
Na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar e no Poder Legislativo, parentes de vítimas da violência entregaram um documento simbólico onde a sociedade reinvidca medidas para conter o avanço da criminalidade na cidade, que tem pouco mais de 60 mil habitantes. O estopim para a reação popular foi o assassinato de um menor de apenas 10 anos, encontrado morto na manhã da sexta-feira passada, na linha férrea, no centro da cidade. A polícia apura possível criime por envolvimento com tráfico de drogas.
"São medidas simples, como lei seca e aumento do efetivo que faz o policiamento na cidade. O documento é na verdade muito mais simbólico, para chamar a atenção das autoridades para uma situação que se tornou insustentável", disse o advogado Bruno Monteiro, que representou a seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL).

Por Gilson Monteiro