Pages

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

União dos Palmares comemora dia do folclore com exposição Mestre Caboclinho e outras atrações

Exposições artísticas, apresentações culturais e homenagens marcaram a comemoração ao dia do folclore brasileiro, em União dos Palmares. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, proporcionou à população palmarina uma noite de muita emoção e alegria, nessa terça-feira (22/08), com uma programação que faz alusão à temática não apenas do contexto histórico do folclore, como também às personagens que fazem parte da trajetória cultural do nordeste e da região palmarina, como destacou o prefeito Kil Freitas “É um resgate principalmente das nossas raízes clássicas, de personalidades que imprimiram sua marca em União e deixaram um legado vasto para todos nós”. Ou “a valorização daquilo que nos acompanha fortemente em nossa essência, inerente de cada palmarino”, como disse a secretária Dorinha Cavalcante.
O evento, sediado no museu Maria Mariá, foi marcado pelo lançamento da exposição Mestre Caboclinho, em tributo à Caboclinho do Norte, mestre guerreiro que se tornou figura cativa em União, residente do bairro Roberto Correia de Araújo, falecido em 2012, com a presença, inclusive, da filha deste. 
Foi homenageada ainda Luciene da Conceição, conhecida como Nena do Coco de Roda, grupo palmarino fundado há 20 anos por esta, com o intuito de tirar crianças de ruas e incentivá-las com a cultura. Houve também a premiação do concurso de redação promovido no evento de aniversário dos 100 anos de Maria Mariá para todos os estudantes do município. 
Avaliado por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplou a aluna Ana Clara Gonçalves, da escola municipal Salomé da Rocha Barros. Já as apresentações ficaram por conta do grupo Coco de Roda Xodó Nordestino – um grupo estilizado de Adriano Gomes -, do Pastoril Viva a Vida – formado por idosos do CRAS – e do Coletivo Afro Caeté, com a cantora Naná Martins.
Presenças ainda do vice-prefeito José Alfredo, dos secretários de educação, infraestrutura, indústria e comércio e infância e juventude, respectivamente, Rimelc Shirley, Junior Menezes, Neide Mitomari e Ednaldo Silva, alunos, professores e diretores de escolas municipais, estaduais e privadas e de membros da população em geral.
Fonte: AMA Alagoas