Pages

terça-feira, 19 de abril de 2016

Alunos de escola municipal fazem passeio para conhecer melhor União dos Palmares

Nesta terça-feira, 19, os alunos dos 7 anos "B" e "C" da Escola Municipal Antonio Gomes de Barros em Rocha Cavalcante, distrito de União dos Palmares, fizeram um city tour por alguns pontos e ruas históricas do município. 

A cidade natal do Poeta Jorge de Lima comemora essa semana o aniversário do Príncipe dos Poetas. E para essa data festiva as secretarias de Educação e Cultura estão desenvolvendo atividades em sala de aulas e na casa onde nasceu o poeta. 

Entre as homenagens estão recitais de poesias, desenhos com obras da obras do autor e, principalmente, apresentação da biografia e o legado deixado para todas as gerações futuras. 

O guia de turismo Cleiton Santana da Silva contou como se deu o surgimento da cidade décadas depois do extermínio do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, e outros fatos históricos. Acompanhados do professor de Cultura Palmarina, José Marcelo, da coordenadora Sandra Vieira e do estagiário em guia de turismo Heleno Lindraz os alunos iam anotando e registrando com fotos as falas do guia e fazendo perguntas. 

Durante o passeio os alunos conheceram o Centro Antonio Gomes de Barros, prefeitura da cidade, o Mercado de Artesanato, o artesão Dinho Pinta Tudo e suas peças, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti e em seguida Rua Correia de Oliveira onde puderam ver antigas residências e sua arquitetura diferente das casas e prédios atuais. 

A rua também abriga os museus Maria Mariá e Jorge de Lima. E foi nas antigas moradas dos ilustres palmarinos que os estudantes e professores finalizaram a belíssima aula de campo que enriqueceu todos os envolvidos. 

No final da viagem/aula de campo era notório a felicidade e encantamento dos 45 alunos participantes que se mostraram desejosos demais para outros momentos como esse.


E teremos!!!