Pages

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

As transformações das paisagens nas ruas de União dos Palmares


Olhando as fotos dessa postagem passa um filme na minha memória. Acredito que quem morou ou é palmarino dessa época possa sentir as lembranças desse passado. As fotos mostram as mudanças que as ruas José Domarques, Cana Brava e a avenida que liga o bairro dos Terrenos (hoje Av. João Lyra Filho) sofreram na década de 80 e início dos anos 90.
 
Nenhuma rua da cidade sofreu tantas transformações como a antiga Rua José Domarques (atual Av. Antonio Gomes de Barros). No passado abrigava os “cabarés”, depois se tornou uma rua só de residências e, hoje, cada vez mais dá espaço para o comércio.

Nas fotos que mostram a entrada de União dos Palmares podemos ver uma avenida sem bares e outros comércios, diferentemente de hoje. Em outras, podemos rever a Rodoviário Povina Cavalcante com poucos bares na parte de trás, um dos Supermercados Avenida (não existem mais) e a Creche Municipal ao lado do Parque Infantil, onde hoje fica a Praça Cristina Vergeti (praça da alimentação). 

Fui o primeiro na cidade a colocar fotos antigas ou "especiais" como costumo chamar no extinto ORKUT e posteriormente aqui no blog. A partir daí vejo que outras pessoas perderam a inibição de postar suas fotos pessoais ou compartilhar milhares de fotos de União dos Palmares e fazerem suas considerações sobre as fotos. Tudo isso só enriquece a memória cultural da cidade.

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais comum e fácil fazer um registro fotográfico de qualquer lugar ou pessoa e logo em seguida compartilhar com milhares de pessoas.

Cada época tem a sua história e num futuro próximo outros estarão comentando sobre as novas mudanças ocorridas na urbanização de União dos Palmares.
  
 
Fotos: Iran Menezes, Laura Pacheco e arquivo 
 Minhas lembranças da antiga Rua José Domarques, AQUI