Pages

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Renan e Beltrão Confirmam Verba Para Modernizar Memorial à Zumbi

Emenda da bancada alagoana destinada R$ 12 milhões para acesso pavimentado e melhorias no Parque Quilombo dos Palmares

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana das duas Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do País, na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), será modernizado com investimento de R$ 12 milhões do Ministério da Integração Nacional. Os recursos são provenientes de emenda da bancada alagoana ao Orçamento da União.

A emenda, proposta pelo senador Renan Calheiros (PMDB) e aprovada pelos 12 integrantes da bancada, confirma, na expressão de seu coordenador, deputado Joaquim Beltrão (PMDB), “o sentimento coletivo da nossa bancada em resgatar um patrimônio que representa parte significativa da história de Alagoas e da sua influência no marco da consciência negra em todo o Brasil”.

“A modernização do parque, com uma nova via de acesso pavimentada, além de significar a valorização da história do povo negro, proporcionará a sustentabilidade econômica e social não só da comunidade que habitada seu entorno, mas a todos os municípios da região, fortalecendo o turismo étnico, gerando emprego e renda e o desenvolvimento integrado sustentável”, explica o senador Renan.

A emenda prevê a construção de um terceiro acesso, melhorias e revitalização em toda infra-estrutura do Parque, incluindo restaurante e mirantes, transformando-o em um local seguro para o passeio de turistas e nativos. A nova estrutura também irá proporcionar o incremento de iniciativas que valorizem a produção artesanal, agrícola e cultural das comunidades remanescentes dos quilombos.

A liberação dos recursos pelo Ministério da Integração Nacional, segundo o deputado Joaquim Beltrão, deverá ocorrer o mais rápido possível. “O senador Renan, que foi quem sugeriu a emenda à nossa bancada, sabe, como ninguém, fazer esse tipo de articulação junto ao ministério e viabilizar a liberação da verba e a imediata alocação dos recursos para garantir a execução das obras”, completa.

Transformação
O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PTB), vibra com a aprovação da emenda e com a transformação socioeconômica que os recursos vão proporcionar ao seu município, assegurando vida própria não apenas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, mas à sua cidade e a toda a Região da Zona da Mata de Alagoas.

“União dos Palmares irá se tornar uma cidade turística auto-sustentável, incrementando a nossa economia e gerando emprego e renda para o nosso povo. Não ficaremos mais restritos apenas às festividades alusivas ao mês em que se comemora a Consciência Negra”, exultou, referindo-se aos festejos de Zumbi dos Palmares, comemorados anualmente em novembro.

Primeira Edição

Quando Somos Racistas e Nem Percebemos?


O brasileiro não é racista.
Nem machista.
Muito menos homofóbico.
Ricos e pobres têm acesso iguais a direitos.

O shopping Higienópolis, em um dos bairros mais ricos de São Paulo, tornou-se palco de manifestação antirracismo neste sábado. Uma arquiteta ouvida pela Folha de S. Paulo discordou do protesto: “Achei ridículo. Afinal de contas, esse negócio de racismo onde é que está?” Questionada a respeito da reclamação dos manifestantes sobre a pequena quantidade de negros no shopping, ela respondeu: “Você viu a quantidade de seguranças negros, de empregados?”

A sinceridade foi tão grande que ela nem se ligou que sua declaração foi como uma cobra comendo seu próprio rabo.

Só havia uma negra na minha sala de aula na graduação em jornalismo na USP.

O que faz sentido. Até porque, como todos sabemos, os negros representam 4% da população brasileira.

Mas isso não importa, porque não existe preconceito por cor de pele.

Ignorar um machucado não faz ele desaparecer.

Confiar no mito da democracia racial brasileira, construído para servir a propósitos, é tão risível quanto ser adulto e esperar um mamífero entregador de chocolate (a.k.a. Coelho).

Encarar pessoas com níveis de direitos diferentes como iguais é manter em circulação coisas que a gente ouve por aí:

- Tinha que ser preto mesmo!…

- Amor, fecha rápido o vidro que tá vindo um escurinho mal encarado.

- Olha, meu filho não é preconceituoso, não. Ele tem amigos negros.

- Eu adoro o Brasil porque é um país onde não existe racismo como nos Estados Unidos. Aqui, brancos e negros vivem em harmonia. Todos com as mesmas oportunidades e desfrutando dos mesmos direitos. O que? Se eu deixaria minha filha casar-se com um negro? Claro! Se ela conhecesse um, poderia sem sombra de dúvida.

- Vê se me entende que eu vou explicar uma vez só. A política de cotas é perigosa e ruim para os próprios negros, pois passarão a se sentir discriminados na sociedade – fato que não ocorre hoje. Além disso, com as cotas, estará ameaçado o princípio de que todos são iguais perante a lei, o que temos conseguido cumprir, apesar das adversidades.

Mas o brasileiro não é homofóbico.
Nem machista.
Muito menos racista.
O blogueiro, um japonês safado e escurinho, é que é um idiota.

Leonardo Sakamoto

Quintal Cultural da Palmares


Nesta quarta-feira dia 15 de fevereiro de 2012 a Fundação Cultural Palmares RR/AL realiza a 2º edição do projeto
Quintal Cultural da Palmares, esperamos cada um de vocês acompanhado de seu poeta preferido, traga sua poesia e coloque no varal, leve para casa a que mais gostar. Chame os amigos e vamos nos entregar à magia dos versos.

Escreve poesia? Que tal compartilhar e falar do processo de criação poética que lhe motiva?
Contamos com vocês.

Luana Tavares