Pages

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cineasta Alagoano Fala do Projeto "O Preço do Trono do Rei Negro"


No último sábado, 05/05, o cineasta Hugo Damata esteve na Serra da Barriga com sua equipe e convidados para o lançamento oficial do projeto do filme "O Preço do Trono do Rei Negro", que, conforme o roteiro, será gravado em União dos Palmares e Olinda.

Na ocasião estavam presentes a Técnica de Turismo Izabel Maia Gomes, a Representante da Fundação Palmares em Alagoas Genisete Lucerna, o Secretário de Cultura Elson Davi, o Babalorixá Paulo Silva, o Embaixador-Ativista e Sacerdote dos direitos da cultura Afro-Indígena, Tiago Nagô (Òmójú Agodo Olufan Tinuké) e sua esposa, a artista afro-indígena Patrícia Ramos, entre outros.

O radialista Sérgio Tenório, que veio acompanhando a caravana, do cineasta Hugo Damata foi quem apresentou os convidados e no final de suas falas entregou a medalha “Valores da Nossa Terra” que há 12 anos vem defendendo e resgatando a cultura tradicional afro indígena.

O Babalorixá Paulo Silva, Presidente da Federação de Candomblé em Alagoas, foi quem primeiro falou do filme. Para ele, "não há lugar melhor para iniciar esse projeto, a Serra da Barriga é um solo sagrado".

Paulo Silva informou que anos atrás, a pedido do então governador Ronaldo Lessa, ele e mais 5 babalorixás fizeram o circulo cabalístico onde iriam colocar na serra os orixás, mas por causa da burocracia não fizeram o projeto. Paulo Silva falou que os religiosos de matriz africana sofrem com o preconceito das autoridades, que têm condições de realizarem os projetos para que a população não os enxerguem com discriminação, mas não o fazem.

Elson Davi falou da importância desse filme, pois há uma carência muito grande de registro cinematográfico referente ao Quilombo dos Palmares. Elson Davi, que espera ver o filme nas telas de cinema, informou que nas condições da Secretaria de Cultura e na Prefeitura de União elas irão ajudar.

Izabel Maia Gomes disse que União dos Palmares está cada vez mais preparada para receber o turista e citou algumas ações do município como a reforma das casas de Maria Mariá e do poeta Jorge de Lima, e as estátuas do Líder Negro Zumbi. Para Izabel, o projeto desse filme só vem a fortalecer tudo isso.

O jornalista Roberto Baia falou do amor que Hugo Damata tem por sua terra, que mesmo estando fora de Alagoas ele tem uma conexão muito forte com o estado. Baia disse que leu o roteiro e ficou apaixonado pelo projeto. O radialista lembrou que se os governos e todos que se reúnem ajudarem o filme será um sucesso e poderá levar o nome de Alagoas para o mundo.

Genisete Lucena disse que a Fundação não será empecilho para a realização do filme. A preocupação da representante Palmares era com algumas datas, já que o parque passará por reformas nos próximos meses, mas ouviu do cineasta que as filmagens não começarão agora. Genisete disse, ainda, que prestou atenção nos lamentos de todos por causa do descaso que os governos Estaduais e Federais têm com a cultura negra, visto que temos uma história tão rica que é conhecida internacionalmente e todos não tomam providências sobre algumas medidas.

Com 8 meses à frente da Fundação Cultural Palmares, Genisete Lucena diz que tem projetos para que o Parque Memorial funcione de fato e se torne um destino turístico no município.

Para a funcionária da da Fundação Palmares, Luana Tavares, União é um berço da cultura negra. Há um grande número de artistas em várias artes no município como Dragão, do Grupo Nação Dandara. A professora de literatura, que trabalha com teatro amador há vários anos, disse que os grupos culturais precisam de incentivo não só em União mas em toda a Alagoas.

De acordo do o cineasta, o filme terá 5 diretores e cada um ficará responsável por uma parte da história. Hugo Damata ficará na direção geral junto com os pesquisadores. O diretor pretende lançar o filme nos festivais internacionais. O filme conta a história de resistência da maior República Negra da América Latina - o Quilombo dos Palmares – que tem como Rei Negro, o herói Zumbi dos Palmares.

Hugo Damata disse que o município ficará com a cidade cenográfica que será utilizada como espaço turístico, além de proporcionar a divulgação do município, conclui o cineasta.




Presentes foram homenageados com a medalha “Valores da Nossa Terra”