Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Por que Beto Baia é uma pessoa nociva aos palmarinos?

Hoje pela manhã (16), estava eu fazendo compras em um determinado supermercado da cidade, quando me encontrei com um velho amigo dos tempos em que cursava jornalismo.
 
Fomos um pouco mais adiante e resolvemos tomar um sorvete. Depois das velhas lembranças dos bons tempos de faculdade, ele começou a fazer indagações da área política, sem dúvida, meu assunto predileto, minha paixão, isso eu não posso negar. Não é a toa que passo 14 horas por dia estudando esse assunto que me fascina, me encanta, me seduz e aprimora meus conhecimentos políticos: a ciência política, um campo que ainda se tem muito a descobrir.


Então, voltando a conversa com o amigo, ele me fez uma pergunta um tanto quanto interessante:


– Gostaria de te fazer uma pergunta, já que você é um estudioso no assunto e tem uma longa experiência em politica!


Deixei-o a vontade! Então ele me perguntou:

– Por que Beto Baia fracassou e porque hoje ele é considerado uma pessoa rejeitada aqui em União?


Dei uma sonora gargalhada! E disse:


– É Uma pergunta fácil de responder, amigo! Primeiro é preciso saber que, o então candidato Beto Baia, agiu de forma “inteligente” e mesquinha quando ainda em campanha, conseguiu iludir e ludibriar milhares de palmarinos e, sobretudo, aqueles que o acompanhavam: seu grupo político, seus eleitores, abnegados, amigos, enfim, mentiu durante o tempo todo e soube muito bem esconder essas mentiras e seus planos diabólicos para União dos Palmares, ou seja, usar tudo que pudesse da máquina administrativa em benefício próprio, de familiares e amigos, a chamada “turminha de Maceió”.


– Porque ele mudou tanto? Quis saber o velho amigo!


– Ele não mudou, o povo é que não o conhecia. O problema é que ele já era assim, as pessoas é que não descobriram e nem sequer desconfiaram de suas intenções maléficas, mas muitas pessoas chegaram a alertar a população dizendo: “vocês não conhecem Beto Baia, vocês vão ver quem ele realmente é, quando chegar ao poder”. Ele fracassou porque antes de assumir a prefeitura, na própria campanha, ele e seus seguidores, os quais eu os chamo de “turminha de Maceió”, arquitetaram e planejaram tudo nos mínimos detalhes, de como usar a máquina pública em benefício próprio, de seus amigos e familiares. Beto montou um quartel general em Maceió, de onde vinham às ordens  da capital alagoana diretamente para os asseclas que compunham as secretarias mais importantes da administração; mais do que isso: os pontos estratégicos, departamentos e secretarias mais importantes ficaram sob o domínio dos amiguinhos de Maceió. Esse foi o primeiro fator que levou União dos Palmares a esse estado de miserabilidade em que se encontra. Porque se essas pessoas não tinham nenhum tipo de ligação com a cidade, então, eles jamais iriam querer o bem dos palmarinos. Eles queriam se beneficiar –  e se beneficiaram -, das benesses do poder; esse é o primeiro ponto.


– A sua segunda pergunta também é fácil de explicar!


– Estou ansioso! – exclamou ele.


– Pois bem! Justamente por mentir, iludir prometer e não cumprir, organizar um poderoso exército de pessoas mal intencionadas, que nunca quiseram e nem querem o bem dos palmarinos,  pessoas que nenhuma ligação de ordem política ou familiar têm com a terra de Zumbi dos Palmares, pessoas de vida pregressa não muito recomendável e, principalmente porque ele era a esperança do povo sofrido e necessitado de União, era o salvador da pátria, que iria quebrar as correntes do atraso – como ele mesmo afirmava em palanque -, todas as fichas eram apostadas nele, entretanto, ele usava pele de cordeiro, rosto de cordeiro, mas por trás escondia-se uma maldade sem precedentes, planos diabólicos para União dos Palmares. Esses e outros fatores fizeram com que os palmarinos repudiassem de uma vez por todas o nome de Beto Baia.


– Sem querer tomar seu tempo, posso te fazer outra pergunta?

– Só mais uma, porque tenho que ir embora, vou a uma reunião em Maceió e já estou atrasado!


– É rápido! Como você vê essa possível participação de Dr. Mano [Manoel Gomes] na volta de Beto Baia, tentando de todas as formas fazer com que Beto volte para a prefeitura?


Evidentemente que dei outra gargalhada!


– Desse jeito você não quer que eu vá embora, vou terminar me atrasando! Mas vou responder, e serei breve! Apesar de toda sua experiência na vida pública – são mais de 40 anos -, Mano pisou na bola e deu um grande vacilo, cometeu um grande erro, porque se a população repudia de todas as formas ao nome de Beto Baia e Gomes de Barros tenta trazê-lo de volta a prefeitura, evidentemente que o eleitor mais politizado e até aqueles menos esclarecidos, jamais irá perdoa-lo. Beto está com uma rejeição de 90%, – segundo um de seus ex-assessores -, com esse índice todo e qualquer político que dele se aproxime, faça acordo, aliança ou conchavos políticos, também enfrentará um sério desgaste, isso é fato! Mesmo que Manoel Gomes esteja pensando em usar a máquina administrativa em sua campanha, não sei até que ponto isso poderá beneficiá-lo, porque o povo não perdoa  Beto Baia, e o ex-governador pode pagar muito caro politicamente por essa atitude, mesmo com a máquina na mão. A política não se resume somente em dinheiro, ela é uma série de fatores, um conjunto que vai desde uma boa situação financeira, carisma, comportamento do candidato, uma equipe unida, coesa, harmônica, eficiente, destemida, habilidade no fechamento das composições politicas, acordo com lideranças, em todos os níveis, humildade e um bom marketing politico-eleitoral. Portanto, a política não se resume tão somente a situação financeira do candidato, ela é muito mais do que isso!


Olhei para o relógio e vi que ainda me restava alguns minutos para seguir viagem. Resolvi então pedir mais um sorvete! Fiz uma breve pausa e continuei:


– Para você ter uma ideia nenhum candidato a deputado estadual, federal, senador, governador quis o apoio explícito dele, porque eles sabem que ao lado de Beto Baia sofreriam um grande desgaste político. Hoje, Beto é o retrato do atraso, da incompetência, da traição, da corrupção, do desmando. Devido a todos esses fatores que te expliquei, ele hoje é uma pessoa nociva aos palmarinos, ao ponto de não poder andar nas ruas livremente.


Amigo, decidi revelar-lhe um segredo!


– Nas últimas eleições proporcionais, no dia da emancipação política da cidade – isso em 2014 -, estive em uma confraternização na casa deputado JHC, ali próximo a Agência dos Correios, lá, em conversa com um dos assessores do deputado, cheguei a aconselha-lo para que JHC se afastasse o quanto antes de Beto Baia, porque evidentemente que o deputado iria perder muitos votos com a presença de Beto no palanque ou próximo a ele – deputado -. Amigo, o problema é o seguinte: se o pai, a mãe, o filho, sobrinho, primo, qualquer parente ou amigo por mais fiel que seja, está atrapalhando ou vai atrapalhar antes e, principalmente, na campanha política, tem que afasta-los imediatamente! Isso são os princípios básicos e praxe na política.


– Gostei! Agora tirei uma dúvida que há tempo estava com ela, valeu parceiro! Foi um prazer revê-lo, fiquei muito feliz com esse nosso encontro! Até outro dia! Sempre estou por aqui!


– O prazer foi todo meu só assim colocamos os assuntos em dia! Abraços, meu irmão!