Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Família desejo do coração de Deus


“ O Homem, a mulher e filhos unidos pelo sacramento do matrimônio em obediência a sagrada escritura.”
“ o Homem deixará sua casa e se unirá a sua mulher”
“Mulheres sejam submissas aos vossos maridos; homens amem vossas esposas como cristo amou a Santa Igreja”.
“O que Deus uniu o homem não separa”

Essa constituição de família, desejo de Deus, está cada vez mais em extinção, tendo em vista a perda de valores cristão no coração dos jovens. A visão hoje é que casamento é algo ruim, negativo, doloroso e que não realiza ninguém nem traz felicidade. Isso é uma grande falácia, como Cristo diz: “O que Deus uniu o homem não sapara”. É possível sim ser feliz no casamento.

O contexto de família hoje é basicamente a mulher e os filhos ou os avós e os netos e, por inúmeros fatores, dentre eles, vícios, traição, brigas, falta de respeito, omissão, irresponsabilidade e principalmente falta de oração, essa família debilitada e sem força é boa parte das famílias de hoje. Trabalho em um órgão de esfera municipal (Conselho Tutelar) onde diariamente estou em contato com pessoas das mais diferentes classes sociais. É notória a grande fragilidade no seio familiar, falta de amor, carinhos, cuidados, respeito, dedicação, atenção, educação, formação e principalmente a ausência de Deus.

Assim vivem muitas famílias, filhos que, por não terem sido educados desde sua infância, têm um comportamento típico do que receberam de seus pais: são crianças e adolescentes desobedientes, agressivos, falam muitos palavrões e pornografias, não obtendo assim um rendimento escolar satisfatório; os pais só vão à escola para fazer a matrícula escolar e não acompanham assim o desenvolvimento educacional de seus filhos, bem como em casa não os estimulam a fazer suas atividades extra-classe. São crianças e adolescentes cheios de muita liberdade em todos os sentidos.

A realidade social do nosso município é desafiante: muitas famílias vivem abaixo da linha da pobreza, na miserabilidade. Quando percorremos algumas ruas em alguns bairros percebemos muitas crianças e adolescentes ociosos em situação de risco social e pessoal, onde eles passam a ser mão de obra para a violência nos mais diversos níveis. Quando direcionamos nossa visão para realidade afetiva dessas crianças e adolescentes entendemos um pouco de sua historia pela ausência dos pais e do Estado; muitos tornam-se autores de atos infracionais, causando à sociedade uma insegurança. Essa mesma sociedade os julga e condena pelos seus atos.

Todavia, é omissa no tocante a suas responsabilidades para com o bem comum; o sistema de garantia de direito é muito deficiente, faltam políticas públicas, temos um alto índice de pais irresponsáveis, negligentes e omissos. Os eventos realizados no município como festa da padroeira, carnaval, blocos e outros são acolhedores de muitos jovens; uma boa parte são adolescentes que fazem uso de bebidas alcoólicas e outras drogas. O tempo hoje é de muita libertinagem, omissão dos pais ou responsáveis e ausência do Estado gerando uma juventude fragilizada, cultivando o corpo e com uma sexualidade marcada por relacionamentos cheios de intimidade.

Entretanto é necessário uma maior interação do Estado com a família por meio de programas de apoio sócio famíliar, e os pais, por serem responsáveis por tal família, têm o dever de serem mais atenciosos no que se refere à educação dos seus filhos, com orientações, acompanhamentos, responsabilidades, respeito, autoridade, cuidados e, principalmente, amor.

Anderson Austregésilo de Atayde
Conselheiro Tutelar 
Cursando 5º Período de Direito

Los Pariceiros encerram com animação o carnaval em União dos Palmares


Chega ao fim o Carnaval 2013 em União dos Palmares. Embora não havendo o tradicional "relógio" na Praça Basiliano Sarmento, onde os foliões palmarinos ficam o tempo todo circulando na praça e tomando banho nos pontos distribuídos ao redor da mesma, a animação ficou por conta dos blocos que foram às principais ruas da cidade. A Franga da Madrugada (13 anos),  Futuca. Só Vai Quem Chupa. Mole Não Entra (7 anos) que inovou com a turma vestida com caixa de papelão e o bloco da Gostosinha (3 anos).

O mais novo bloco palmarino, Los Pariceiros, fez sua estréia hoje dia 12, com animação redobrada. Os foliões se concentraram em uma Praça do Bairro Roberto Correira da Araújo e foram até a Praça Basiliano Sarmento no centro da cidade. Antes de percorrer as avenidas ao som de músicas baianas e arrocha e Dj Junior Admix colocou todo mundo para dançar na concentração. A maioria dos organizadores do bloco são funcionários do Hospital São Vincente de Paulo como Gleison Ribeiro que frisou: "a intenção é resgatar os antigos carnavais de União, esse ano foi o teste, no próximo ano queremos o povo todo na rua". 

O nome Los Pariceiros surgiu das lembranças dos amigos quando se reuniam e quando chegavam em casa ouviam de suas mães: “já estava com seus pareceiros". Relembra Gleison Ribeiro. Trocando o por los os amigos resolveram colocar esse nome para celebrar as amizades da infância. 

Gleison, que é recepcionista no hospital, disse que os organizadores arrumaram alguns patrocinadores para confeccionar os abadás e comprar as bebidas, entre os apoiadores estão os donos da Loja Sulanção que arrastou os foliões com carro de som até a praça. Tiago Ramos, funcionário do SAAE e organizador do bloco, disse "queremos um bloco popular onde todos se sintam bem".

Pelo que blog viu nesta terça-feira, o bloco tem um futuro bonito pela frente. 

Todas as fotos AQUI