Pages

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prefeito se reúne com representantes do Movimento “Vem pra Rua União”

O prefeito Beto Baía recebeu, hoje, em seu gabinete a comissão organizadora do protesto que aconteceu ontem (25) em União.

“Em primeiro lugar quero parabenizá-los pelo ato cívico realizado ontem, como eu disse desde o início, sou simpatizante da causa, quando fui estudante lutei pelas Diretas Já! Reconheço o direito da população em reivindicar seus direitos. Estou aberto a ouvir e negociar com a sociedade civil suas reivindicações,” afirmou o prefeito.

O coordenador geral do movimento ‘Vem pra rua União’ José Maria F. da Silva, conhecido como Zema entregou ao prefeito uma pauta de reivindicações onde clama por mais saúde, contratação de médicos, mais educação e melhorias em outras áreas, pois de acordo com Zema tentaram trazer as reivindicações para a realidade palmarina.

Além do Zema estiveram presentes, os membros Dallas Diego e Júlio Pedro, sendo este último representante da Associação Rural Belo Horizonte, que realizou uma pauta de reivindicações a parte, centrando a pauta nas necessidades da zona rural de União.

O secretário de administração, Edemir Moraes, apresentou uma proposta de que fosse criado um fórum permanente de discussão, onde membros da sociedade civil deverão reunir-se periodicamente com o prefeito para discutir os problemas que afetam o município, além de apresentar soluções para os mesmos.

O prefeito leu as pautas e prometeu sentar com os secretários e discutir a pauta com cada um deles e marcou uma próxima reunião com a comissão para o próximo dia 10, onde serão apresentadas as propostas de soluções para os problemas apresentados.

“Vou sentar e discutir com os secretários, além de pedir ajuda aos vereadores, porque já vi na pauta que algumas reivindicações necessitam da aprovação da Câmara de vereadores. Vejo a pauta como totalmente possível de ser atendida,” encerrou o prefeito.

PRESENÇAS

Estiveram presentes à reunião, representando o governo municipal, o prefeito Beto Baía, o secretário de administração, Edemir Moraes, o secretário de comunicação Hermes Marques e o secretário de esportes Kleber Marques.

Representando o movimento ‘Vem pra rua União’ o coordenador Zema, o estudante, Dallas Diego e Júlio Pedro. Além destes, os vereadores, Fabian Holanda, Elvinho e o presidente da Câmara Biu Crente.
 
Por Ana Paula Pedroza- Secom/UP
Foto Rita Gomes

Blog da estudante palmarina Charla Pereira

Veja AQUI

PALMARINOS, BRASILEIROS DE ESPÍRITO VELHO OU ESPÍRITO NOVO?


Nos últimos dias o povo brasileiro foi às ruas reivindicar os mais diversos temas. Aconteceu o que parecia impossível até pouco tempo, parcela significativa da população começou a expressar e debater publicamente sobre os mais diversos assuntos.

Confesso que por onde andei, escutar conversas sobre os mais variados assuntos me deixa um pouco esperançoso.

Em União dos Palmares diversos amigos, os quais conheço pelo engajamento nas mais diversas lutas organizaram a versão local do movimento que acontece em diversas cidades do país.

Infelizmente não tardou para alguns aproveitadores tentarem levar o foco da manifestação para uma possível insatisfação contra os atuais gestores políticos do município. Tal conduta tem sido comum ao longo dos anos no município, qualquer discussão sobre os problemas da cidade são logo encarados como "contrariedade ao político gestor" e assim atraem debates apaixonados sobre o político X ou Y.

Como não pude comparecer ao ato manifesto aqui o meu protesto contra os "políticos profissionais e seus chumbetas", isso mesmo, aqueles que vivem exclusivamente da politicagem. Afinal, não se pode chamar de política as discussões travadas pelos políticos palmarinos e seus seguidores apaixonados.

Ao longo dos anos tem sido comum no município que cargos públicos sejam oferecidos aos senhores Vereadores para que esses façam parte da "bancada do governo". Que palmarino não consegue citar algum conhecido com cargo comissionado nos órgãos públicos municipais? Estou mentindo? Se sim, reconheço o equívoco após a divulgação da lista completa de todas as pessoas físicas que recebem mensalmente dos poderes municipais.

Bom, deixa eu continuar com meu protesto, há quase uma década o Poder Executivo municipal realizou seu último concurso público. Já o Poder Legislativo, até onde sei, nunca fez. Assim impedem que aqueles que se dedicam aos estudos possam conseguir a independência pessoal e financeira.

A "chumbetagem política" é tão evidente que basta ir um dia a qualquer órgão público municipal para constatar o excesso de pessoal nas repartições públicas. Muitos sem qualquer qualificação para exercerem os cargos que ocupam. Lá estão apenas para servirem de cabos eleitorais na próxima eleição para o político que o colocou lá.

Desde que me conheço por gente, as contas públicas são guardadas no mais absoluto sigilo, desconheço qualquer publicidade da receita e despesa dos entes municipais. Conduta totalmente contrária a legislação do país.

Assim, acredito que o problema que desencadeia todos os problemas em União dos Palmares é o mau uso do dinheiro público ao longo das últimas décadas.

Se deixou de lado os investimentos em saúde, educação, lazer e obras públicas para se gastar tudo com o funcionalismo público. Ressalto que o funcionário público efetivo não pode ser incluído nessa conta, pois são poucos, considerando-se o número de "chumbetas", bem como, acredito receberem os menores salários entre os presentes na folha de pagamento municipal. Mais uma vez, se estou escrevendo uma mentira peço que seja divulgado a remuneração de todos os servidores municipais e assim me retratarei.

A paixão político-pessoal destruiu a possibilidade de vivermos em um local condizente com o tamanho do sonho dos palmarinos e da nossa importância histórica. Falta o básico para considerarmos a cidade atrativa para turistas, empresários ou pessoas que busquem qualidade de vida.

Enquanto as discussões são travadas em promessas políticas de emprego para os seguidores, afundamos no mais profundo atraso social e econômico.

Enfim chegou a hora do espírito do "novo brasileiro" tomar conta de vez do palmarino e assim passarmos a discutir sem paixões políticas-pessoais os reais problemas do município. Está na hora de cobrarmos transparência com os gastos públicos. De enfim termos uma política urbana colocada em prática e não aceitarmos mais que se transforme em apenas mais uma lei guardada em uma pasta na Câmara de Vereadores, onde os mesmos sequer sabem o que aprovaram.

Se não for mudada a postura ficaremos ainda mais para trás, seremos o retrato do brasileiro de espírito velho em uma sociedade que se mostra de espírito renovado.

Bruno Monteiro