Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Maria Luiza Fala do Avô Sílvio Sarmento

A Escola Adventista de União dos Palmares realizou de 14 a 18 deste mês, a sua Feira de Ciências – 2011. Entre os temas apresentado também houve destaque para Filhos Ilustres Palmarinos, desenvolvido pelos alunos do 3º ano, sob a orientação da professora Isabel Campos.

Os personagens que tiveram suas histórias pesquisadas e contadas pelos alunos da Escola Adventista foram Jorge de Lima, Maria Mariá, Padre Donald, José Correia Viana, prefeito José Pedrosa (todos em memória) e as professoras Abdízia e Lourdinha Macário, o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o radialista Sílvio Sarmento.




Povoado Muquém Tem Nossa Associação de Moradores


Esse mês a sociedade palmarina teve conhecimento de uma nova associação de moradores do Povoado Quilombola Muquém. A apresentação foi no auditório da prefeitura municipal de União dos Palmares.

A presidente e o vice-presidente da Ádapo - Muquém de Remanescentes Quilombolas (associação dos moradores do muquém), Maria das Dores Oliveira (Dorinha) e José Antônio da Silva (Laercio) agradeceram a presença de todos e falaram sobre os objetivos da associação.

O vice-presidente Laercio como é mais conhecido, disse que sabe as dificuldades dos quilombolas, já que é natural do lugar. Relatou histórias simples dos familiares e moradores que ao longo dos anos lutaram para não perderem suas raízes.

Dorinha mencionou que mesmo tendo pele branca não medirá esforços para trazer projetos para aquela sociedade, já que por muitos anos só tem visibilidade no mês da consciência negra, disse.

Na programação houve palestra de Vera Gomes, Fundação Cultural Palmares e Clara Suassuma NEAB /UFAL. Nas falas das palestrastes as mesmas enfatizaram a falta de políticas públicas para os descendentes quilombolas, bem como mostraram um roteiro das lutas dos negros na sociedade durante anos.

Estavam presentes o Prefeito Areski Freitas (kil) e alguns secretários, Cida Abreu, Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT, Rósario de Lourdes, Coordenadora Regional de Ensino, Vereador Manoel Feliciano, artesães e representantes das escolas do município.

A tarde aconteceu uma gincana cultural com os alunos das Escolas Olímpia Augusta dos Santos e Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte, os mesmos apresentaram um documentário sobre a rotina dos moradores e também a inauguração de um forno para cerâmica no Povoado Muquém.

Click para ver maior as imagens