Pages

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Grupo Espírita União

Por dentro do Grupo Espírita União










O que você faz quando vê uma criança em uma situação de risco define quem você é. Você pode ajudá-la de verdade ou pode jogar seu futuro no lixo. O Grupo Espírita de União resolveu ajudar de verdade a um grupo de quase 80 crianças do Conjunto Padre Donald e do Bairro Roberto Correia de Araújo. Elas recebem banho, café, evangelização e um apoio educacaional das 13 às 18 horas, todos os dias.

Segundo a coordenadora do projeto, Luciene de Albuquerque Campos, a ação encontra fundamentação na doutrina espírita, que se baseia em ciência, filosofia e religião. Ela ressalta que apesar das críticas direcionadas ao grupo, eles respeitam todas as religiões. O espiritismo estimula a caridade como ferramenta para transformação do ser, e é isso que eles tentam desenvolver no prédio conseguido junto à prefeitura e ampliado com recursos próprios.

Apesar de ser irmã da atual secretária de Assistência Social, Luciene ressalta que não recebe nada que não seja direcionado a outros trabalhos sociais. A prefeitura destina R$ 600,00 como ajuda alimentação e mais R$ 600,00 para ajudar a custear dois monitores. Todo o resto é conseguido através de doações. Recentemente, a prefeitura retirou cinco funcionárias (professoras e serviçais) que auxiliavam no trabalho junto às crianças.

O trabalho desenvolvido inclui ainda a realização de um grupo de teatro com adolescentes, que se reúnem as sextas-feiras e já realizaram diversos espetáculos. Mas o foco é mesmo nas crianças, que tem a oportunidade de passar à tarde em atividades complementares ao invés de nas ruas, suscetíveis a marginalidade.

Luciene diz ainda que os filmes sobre o espiritismo lançados no ano passado, como Nosso Lar, ajudam a combater o preconceito. Segundo ela, o espiritismo surgiu a partir do catolicismo, mas que as religiões não são mais importantes que a coragem de fazer o bem. As pessoas que conseguem deixar o preconceito de lado e enxergar essa realidade é que ajudam, através de doações.

Para o futuro, o grupo, que é ligado a Federação Espírita de Alagoas, tem esperanças na ativação de uma sala de computação, disponibilizando as crianças a tão importante inclusão digital. Essa ajuda a mais poderia garantir uma mudança ainda maior na vida desses que são o futuro de nossa sociedade. Para quem carece, toda ajuda é bem vinda.

Texto Paulo Veras Blogs Paulo Veras E Como assim!