Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mudas de baobás são produzidos em União dos Palmares

Foto e texto Olívia de Cassia

Nadia Seabra está produzindo mudas de baobás para venda. Quem tiver interessado entra em contato com ela, no Sítio Coruja, em União dos Palmares. O baobá vive de três a seis mil anos, segundo a lenda. Originou-se na África, é árvore sagrada. O Baobá representa também preservação e é objeto de culto, com velas, fitas, ex-votos como se fosse santo.

Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansônia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro.

Antes da utilização de técnicas avançadas, a idade dessas árvores era avaliada pela leitura de datas inscritas no tronco pelos primeiros exploradores alguns deles do século XV. Poderemos apreciar o sistema de polinização dessa planta, onde os "espíritos mágicos", os macacos que se escondem no oco e gigantesco tronco, durante o dia, e seus vizinhos, os morcegos, que percorrem longas distâncias, á noite, vêm sugar o doce néctar das flores.

O Baobá se transformou num dos principais personagens do livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, editado pela primeira vez, em Nova York, em 1943.

Entre contato com Nadia Seabra no Facebook, click AQUI 
...
 Foto Google