Pages

sábado, 7 de janeiro de 2012

Por que os gays e lésbicas incomodam tanto a tantos


Ainda recentemente, recebi uma mensagem de um conceituado profissional da área de saúde se manifestando acerca do debate sobre o “casamento gay” – uma denominação tão consagrada quanto inapropriada.

Ele já deu indícios, logo no começo, sobre qual caminho iria trilhar: “Eu não sou homofóbico, mas…”

Só fiz confirmar a fúria incontida do cidadão diante do tema que vem tomando grandes espaços na mídia. O missivista prosseguiu e afirmou que só não admitia que eles – os gays – “se metessem” na sua vida.

Ora, pois: pareceu-me exatamente o contrário – ele é que estava invadindo a vida dos e das personagens a que comparou à “bestialidade”.

É claro que carregamos muito de preconceito em relação aos homossexuais, isso é histórico, e não só no Brasil, mas às vezes acho que só mesmo Freud para explicar tanto ódio.
Mulheres, negros e outras minorias sabem muito bem o que é viver em um país que cultiva a tolerância como discurso oficial e não consegue vencer a brutalidade cotidiana de que eles são vítimas.

Só no ano passado, as denúncias de violência contra gays no Brasil cresceram 166%. E foi exatamente porque eles e elas resolveram ir à luta, se expor, brigar pelo direito de serem cidadãos de primeira classe – e não a escória da sociedade.

Botar a cara à tapa, nesse caso, é não ter que tomar tanto tapa na cara.

Mais de 80% dos inquéritos que apuram agressões aos homossexuais no país morrem no nascedouro – não são levados a sério.

Muita gente “tolerante”, ao que parece, preferiria que os homossexuais permanecessem nas sombras, sem faces, apenas algo ou alguma coisa a se olhar de lado, sem afeto ou respeito.
Admito até que as religiões – sejam elas quais forem – se neguem a realizar rituais e/ou cerimônias que não sejam contempladas em seus “livros sagrados”. Acho que poderiam ser flexíveis, mas respeito essa posição.

O Estado laico, entretanto, tem de reconhecer a união estável entre homossexuais igualmente o faz em relação aos heterossexuais. E isso não pode ser considerado “invadir a vida” de ninguém. 

É a deles que está em jogo – e só.

Um colega com quem trabalhei durante um bom tempo, homossexual assumido, me deu bem a dimensão do sofrimento e humilhação pelo que passam os que lhe são iguais:

- Nós vivemos eternamente na clandestinidade. Você pode ir a um restaurante com sua mulher, pegar na mão dela, beijar, e todo mundo vai achar normal. Se eu fizer isso com meu companheiro, logo vai aparecer alguém para protestar ou nos agredir.
Isso é justo?

Claro que não é.

Viver e deixar viver – da melhor forma possível – os diferentes (ou os iguais) há de ser um aprendizado do qual não podemos abrir mão.

Não ser homofóbico é um comportamento baseado na convicção e que dispensa afirmações preventivas.

Participe da promoção do site O Guia de União

O Guia de União é o primeiro site voltado inteiramente para publicidade de empresas na Zona da Mata Alagoana. A carência de sites publicitários em União dos Palmares, foi o motivo da criação do nosso Guia.

Pensamos em uma publicidade bem realizada, oferecendo um serviço diferenciado na Internet, buscando de forma segura e transparente a realização dos nossos sonhos e ideais. Para isso levaremos em conta a importância dos nossos clientes, parceiros fiéis, e sobre tudo a realização dos sonhos de cada um: empresas, comércios e serviços, hospitais, clínicas, lojistas de todos os segmentos, profissionais liberais, entre outros.

Estamos comprometidos sempre em fazer o que for de melhor para tornar O Guia de União uma ferramenta de sucesso, sendo que para isso não mediremos esforços para alcançar os nossos objetivos. Trabalhar para alcançar a satisfação e o respeito pela qualidade dos serviços prestados e pela inovação tecnológica, visando oferecer aos nossos clientes uma parceria de grandes realizações. Por isso acreditamos que estamos no caminho certo.

Nosso compromisso é com a sua empresa.

Atenciosamente,

A Direção.

Se ligue na promoção

Para concorrer ao ingresso para Forró dos Plays ou a camisa para Os Carroceiros do Amor, siga os seguintes passos:

2. Clique em PROMOÇÕES
3. E por fim em QUERO PARTICIPAR

Caso contrário, sua participação não será válida pelo sistema!

Atenção: Leia o regulamento!

Eu Contribuo!!