Pages

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vila Magdala: Relembre Como Era Antes.






No próximo dia 07, quando o Supermercado Todo Dia abrir as portas, chegará ao fim uma das notícias mais comentadas nos últimos anos em União dos Palmares: "A venda da Vila Magadala". Desde 2008, quando surgiu a história de que o casarão estava sendo vendido, as opiniões se dividiram entre a sociedade palmarina. Alguns queriam a preservação da memória, outros acompanhar o progresso.

O assunto da venda sempre foi pauta nas rodas de amigos, redes sociais e das rádios locais. Para muitos, o não tombamento do prédio foi o descaço para com o patrimônio arquitetônico de União. Na época das primeiras notícias da venda muitos acreditavam que a fachada seria preservada.

Para outros a venda do prédio da Vila Magdala foi tão natural como a notícia de vendas de outros estabelecimentos aqui na cidade. A Palmarina, o Colégio Santa Maria Madalena e algumas casas antigas da Rua Correia de Oliveira são alguns dos exemplos. A justificativa dos que foram a favor da venda são os empregos que poderia ser gerados com o novo empreendimento.

O casarão que foi morada dos Cardoso, uma das mais tradicionais famílias palmarinas, sempre esteve entre os prédios mais bonitos e fotografados da cidade. Nos últimos anos passou por vários donos e administrações.

A Vila Magdala já foi residência, restaurante, comitê político, locação para fotos, cenário para festas de aniversários, casamentos e eventos musicais. A partir de terça feira fará parte da vida dos palmarinos e visitantes como o novo centro de compras do município.

Para as próximas gerações, que não tiveram a oportunidade de conhecer o lugar, ficará os registros dos fotógrafos e da sociedade em geral que participou de show e festas no local.


Acima fotos da demulição do prédio