Pages

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Biografia Filomena Lydia Medeiros de Andrade


Filomena Lydia Medeiros de Andrade, a popular dona Mocinha, foi uma das primeiras educadoras deste município, sendo inclusive quem ensinou as primeiras letras ao escritor Povina Cavalcanti e ao poeta Jorge de Lima.

Nasceu no dia 25 de março de 1889, filha de Autero Fernandes de Medeiros, sua mãe Ana Constatino de Medeiros, foi professora pública estadual. Faleceu no dia 27 de Dezembro de 1947.

Ela viveu na época onde o ensino era de um primarismo pedagógico de fazer pena. A sua escola, nos fins do século XIX e início do século XX, disputava com a de Fernando Juazeiro o posto de mais querida entre os pais de alunos daquela época.

A dela ganhava muitas vezes essa disputa, pois não fazia uso da palmatória para educar as crianças palmarinas, diferentemente da escola do Professor Fernando Juazeiro. A escola de dona Mocinha ocupava uma grande sala, sendo que no fundo dela havia um grande quadro negro e ao lado as mesas das professoras. 

Ela tinha uma auxiliar, bastante nova, a professora Argemira, uma moça bastante paciente, que era a responsável pra ensinar o abc.


O grupo escolar em sua homenagem foi construído em dezembro de 1966, na administração do prefeito Antenor de Mendonça Uchôa, e fica localizado na Rua Edgar Sarmento, centro de União dos Palmares.

Fonte: Escola Filomena Medeiros