Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Escolas de União dos Palmares fazem apresentação cultural no Projeto Palco Aberto na praia da pajuçara em Maceió


As escolas da rede municipal de ensino de União dos Palmares, participaram do encerramento do projeto PALCO ABERTO na cidade de Maceió no dia 22 de novembro de 2013 na Praça Multieventos, na praia da Pajuçara.

A iniciativa foi do Instituto Boibumbarte de Cultura que ao longo de meses passou por 08 polos, mobilizou 22 alunos produtores do núcleo e contou com a participação de 42 municípios.

O evento encerrou a edição 2013 do Corredor Alagoas Viva em Maceió reunindo jovens em torno de nossas expressões culturais e nossa história. Na oportunidade ocorreram apresentações culturais, exposições em tendas individuais e coletivas, das quais participaram as escolas municipais Salomé da Rocha Barros apresentando o Folguedo Guerreiro e a Escola Pedro Pereira da Silva do povoado Muquém com a apresentação do Folguedo Quilombo. 

Equipe gestora, professores, coordenadores e alunos tiveram a oportunidade de apresentar elementos da nossa rica cultura alagoana e palmarina. 

 Fotos Zulu Fernando

Palmarino procura por familiares em União dos Palmares

 

O palmarino Nivaldo Manoel da Silva saiu de União dos Palmares em 1971 e agora procura por seus parentes na cidade. Segundo sua nora, Lucineia Silva, moradora da cidade de Batayporã no Estado de Mato Grosso do Sul "Meu sogro quer encontrar seus parentes que ficaram em União. Esse é o maior sonho dele". 

É Lucineia que relata a história do sogro "Quando ele veio para o Mato Grosso do Sul ele já era casado e sua mãe já tinha falecido sendo que seu Nivaldo conta que ficou o pai e os três irmãos na cidade", e completa "O pai dele se chama Manoel Francisco da Silva, a mãe Josefa Maria de Jesus (falecida) e as três irmãs são: Maria das Dores de Jesus (conhecida como dorinha), Terezinha das Dores de Jesus e Carmina das Dores de Jesus".

O aposentado informou que na época que saiu da cidade ele e sua família moravam na Rua São Vicente e também tinha um parente que possuía uma sapataria na rua do mercado central que se chamava José Peixoto.

Lucineia vem usando as redes sociais e pedindo para as pessoas compartilharem a informação, já que ela acredita na força da internet. "Faço isso por ele, já que muitas vezes fica triste pensando na família que deixou em Alagoas". Ela acredita que qualquer informação sobre onde mora seus parentes, Seu Nivaldo irá visitá-los.  

Qualquer informação entre em contato com Lucineia Silva no Facebook, AQUI

Ou e-mail do blog JMarcelo Fotos, jmarcelop_7@hotmail.com

Cineasta carioca lança filme em União dos Palmares

O cineasta carioca Clementino Junior está lançando este mês o filme  ANJO DE CHOCOLATE em algumas cidades brasileiras. Na semana passada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, ele reuniu um grupo de amigos em União dos Palmares para prestigiar o filme que retrata a vida de Sonya Silva.
  
Sonya Silva é cobradora de ônibus no Rio de Janeiro e já foi destaque em vários veículos de comunicação por sua luta em sobreviver de sua arte. Segundo o professor de vídeo Clementino Junior "Conheci Sonya Silva há oito anos e desde a Bienal do Livro de 2005 venho registrando suas conquistas e derrotas na batalha para se firmar como escritora de livros infantis".

A sessão especial do filme no Auditório da Prefeitura Municipal de União não estava lotada como os demais eventos culturais que acontecem na cidade, no bate papo com os presentes o cineasta disse "Esta cobradora de ônibus da linha 125 (Central/Gen.Osório) que escondeu da empresa o primeiro lançamento de seu livro para não perder o emprego, e ao ter matéria publicada no RJTV viu sua história crescer na mídia, a empresa entender e apoiar sua iniciativa, e ela seguir para vários eventos, programas de TV, mas ainda na batalha de vender seus livros praticamente de mão em mão, eventuais crises com editoras, criar o filho, ser apoiada pelo filho, enfim… Quase uma década da vida de uma escritora cujo talento progrediu e que acredita que a leitura salva vidas, mas que até agora batalha para modificar a própria através do seu sonho com os livros". Finaliza.

Após a exibição do filme Clementino Junior respondeu algumas perguntas dos interessados. No Facebook Lua Tavares e Zulu Fernando já se articulam para uma nova exibição do filme já que muitos querem assistir.

O cineasta é responsável pelo Cineclube Atlântico Negro esteve em União dos Palmares para orientar alunos no documentário "Águas no Muquém - sobreviventes de uma enchente". O filme retrata, a partir dos depoimentos dos moradores, os momentos vividos na enchente de 2010, onde muitos passaram a noite em uma jaqueira. Veja AQUI

 

Projeto Saúde e Cultura