Pages

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Infocaps inicia curso em União dos Palmares nesta sexta-feira (24)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia, nesta sexta-feira (24), em União dos Palmares, mais um curso de informática para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Infocaps). Dessa vez, o curso é destinado a três municípios que integram a 3ª Região de Saúde (União dos Palmares, Murici e São José da Laje) e acontece no Centro Cultural Manoel Messias, no Sesi. 

O Infocaps tem o objetivo de ensinar as ferramentas de informática às pessoas com transtornos mentais, o que resulta na inclusão digital e também no conhecimento necessário para trabalhar na área. Segundo o instrutor do curso, José Oséias de Oliveira, o projeto tem como eixo o resgate da cidadania, o incentivo à geração de renda e a inserção no mercado de trabalho dos usuários dos Caps. 

Segundo Berto Gonçalo, gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, o projeto de inclusão digital Infocaps “Rompendo Preconceito e Fortalecendo a Cidadania” será levado às dez Regiões de Saúde e, gradativamente, será implantando nos 55 Caps existentes em Alagoas. “Em cada uma das dez Regiões de Saúde, três municípios participam com a oportunidade de 10 vagas para cada cidade, num total de pouco mais de 30 usuários capacitados por região”, disse.

Metodologia - O curso tem carga horário de 80 horas e as aulas são ministradas sempre às sextas-feiras. O conteúdo vai abordar sobre o domínio de teclado e mouse, sistema operacional e internet, digitação, planilha eletrônica básica e avançada, editor de texto básico, intermediário e avançado e Power Point. 

Cursos – A capacitação do Infocaps já foi realizado nas 1ª, 5ª, 7ª, 8ª e 10ª Regiões de Saúde, que tiveram como cidade sede os municípios de Maceió, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. Ainda estão previstos cursos nas cidades de Matriz do Camaragibe, Capela, Igreja Nova e Pão de Açúcar, correspondente à 2ª, 4ª, 6ª e 9ª regiões. O projeto vai contemplar um total de 400 alunos no Estado.

Assessoria

Conversando com o lagense João Paulo Pereira



Aproveitando o intervalo na Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, Sítio Pindoba I, zona rural do município de União dos Palmares, conversei com o colega de trabalho e professor de matemática João Paulo Pereira das Neves.

Aos 21 anos e lecionando pela primeira vez, João Paulo revela: "Está sendo prazeroso ensinar, uma experiência rica em minha vida e ao mesmo tempo sei que estou contribuindo com a formação de novos cidadãos".  E segundo ele, “uma das coisas boas da escola é o quadro de funcionários”.

Aluno do curso de Análise e Desenvolvimento do Sistema, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), e natural da cidade de São José da Laje, João Paulo diz: "A cidade tem hoje os mesmos problemas de alguns municípios de Alagoas, falta de emprego, poucos lugares para o laser da população etc." Em compensação, o lagense fala que a Paróquia de São José é uma das igrejas mais bonitas da região, fora isso os visitantes podem conhecer o que restou da Igreja do Galo, que foi construída em 1829 e destruída parcialmente pela cheia na madrugada de 14 de março de 1969. 

João Paulo diz que os prédios antigos da cidade também chamam atenção dos moradores e visitantes. A Casa dos Signos é um desses prédios e foi construída pelo escritor lagense João Pinheiro que se inspirou nas construções greco-romanas. O professor acrescenta: "É lamentável que o imóvel esteja abandonado e que as futuras gerações não possam visitar a residência".  

Morando a um ano em União dos Palmares, onde é casado com a estudante Daise Maria, o casal tem um filhinha Maria Clara  que está com 7 meses.   

João Paulo e a professora Ana

Alunos da Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento