Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

Mesa Z Por Maikel Marques

Convidados e equipe do Programa Mesa Z

Eu que me acostumei a muito perguntar para compor meus textos cá neste blog ou então na Gazeta de Alagoas experimentei nova sensação...

sábado pela manhã, quando fui um dos entrevistados do Programa Mesa Z,da Rádio Comunitária Zumbi FM, de União dos Palmares.

O Mesa Z é uma das mais exitosas experiências da radiofonia comunitária alagoana. Tem tanta credibilidade que atrai entrevistados não ...

apenas de União, mas também de outras cidades. Personalidades de nosso mundo político também têm atendido aos convites...

da emissora para conceder entrevistas e se submeter às perguntas do público pelo telefone fixo ou pela internet.

Além de mim, o jornalista Davi Soares, filho do torrão palmarino, também expôs sua opinião sobre como é fazer jornalismo nas Alagoas.

Imparcialidade, diploma para jornalista, ameaças contra jornalistas, eleição, comunicação digital foram alguns dos temas abordados.

Gratificante também ter ouvido, por meio do telefone, as intervenções de ambulantes, professores e comerciante concordando ou ...

então discordando das opiniões dos entrevistados.

Blog Maikel Marques

Quem Foi Abdias Nascimento

Pioneiro na luta contra o racismo no Brasil, Abdias do Nascimento, falecido em maio de 2011, terá suas cinzas depositadas, em 13 de novembro, a partir das 9 horas,onde há três séculos existiu o maior centro de resistência negra da América Latina, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Para homenageá-lo, o Projeto Raízes de Áfricas organizou para o dia 12 o Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento.

O encontro que tem como apoiadores a Fundação Cultural Palmares, o Governo de Alagoas e a Prefeitura Municipal de União dos Palmares, conta também com a participação do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) fundado pelo próprio Abdias em 1981. Será uma oportunidade de discussão e diálogo sobre o legado do ativista e sua relevância nas conquistas políticas, culturais e sociais em nome da população negra brasileira.

De acordo com Arísia Barros, coordenadora do projeto, a proposta é despertar a atenção da sociedade para a trajetória de um dos grandes líderes negros da contemporaneidade. Para citar a grandiosidade de Abdias, Arísia repete as palavras de Ollie A. Johnson, professora de Estudos Africanos da Universidade do Estado de Wayne: “Não houve brasileiro mais importante que Nascimento desde a abolição da escravidão em 1888”.

Para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é uma referência histórica da luta pela liberdade que os negros escravizados empreenderam durante quase um século. Para ele, essa luta fecundou nos corações e nas mentes de brasileiras e brasileiros que se jogaram na busca abolicionista, e atravessou os séculos influenciando, dentre outras ações, aquelas que se destacam pela igualdade de oportunidades entre negros e não negros . “Abdias é uma referência que sonhou a epopeia dos palmarinos de construir um lugar sem racismo e com justiça social. As cinzas dele encontram a acolhida dos antepassados que assim como ele sempre estiveram empenhados na construção de um Brasil melhor”, enfatizou.

Ativismo – Como primeiro deputado federal afro-brasileiro (1983-1987) e como senador da República (1991, 1996-1999), Abdias Nascimento dedicou seus mandatos à luta contra o preconceito. Foi responsável por projetos de lei que definiam o racismo como crime e pela criação de mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira.

Abdias conseguiu importantes resultados na defesa e na inclusão dos direitos dos afrodescendentes brasileiros, principalmente, por meio de políticas públicas. Participou da Comissão do Centenário da Abolição e colaborou para a criação da Fundação Cultural Palmares. Em 1988, conseguiu que a Constituição do país contemplasse a natureza pluricultural e multiétnica, que a prática do racismo se tornasse crime inafiançável e que pela primeira vez se falasse em processo de demarcação de terras quilombolas.

Novembro negro – As homenagens a Abdias integram as celebrações do Mês da Consciência Negra que representa um importante momento para a reflexão sobre as contribuições política, cultural e socioeconômica dos africanos e seus descendentes à sociedade brasileira. É no dia 20, deste mês, que se homenageia Zumbi, líder dos quilombolas de Palmares que viveu no século XVII.

Foi pelo simbolismo da Serra da Barriga e do Mês da Consciência Negra que Elisa Larkin, viúva de Abdias, escolheu o dia 13 de novembro para depositar as cinzas dele no maior parque de temática africana da América Latina: o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Para a celebração, serão recepcionadas personalidades de países como Estados Unidos e Nigéria além de convidados de vários estados do Brasil. Entre elas estão o professor Wande Abimbola, a maior autoridade mundial em Ifá – oráculo africano, e Félix Ayoh’Omidire, professor de línguas e de estudos culturais e literários na Obafemi Awolowo University, na Nigéria. Confira a programação.

Fonte: Fundação Palmares