Pages

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Meu quinto ano como professor Por José Marcelo


Completei cinco anos como professor em 2017. Um dos ofícios mais respeitável do mundo e da qual tenho muito orgulho. Amo escutar a frase, "PROFESSOR, MARCELO" seja na escola ou na rua, sinto-me importante e pelo cargo devo orgulhar-me.

Por ser educador não preciso sabe tudo na hora, mas é essencial que estude, tenha seu planejamento semanal para entrar na sala de aula. Ao tempo que estudo eu domino e assimilo mais com o saber dos estudantes.

Da época de estudante para a atual fase de orientador as coisas mudaram muito, antes o aluno tinha como fonte principal do conhecer o professor no dia a dia, hoje fora o docente temos: livros, jornais, revistas, estações de rádios e Tvs e principalmente a internet que atualmente dominar o mundo. 

Pena que todo arsenal de informação citado acima não seja utilizado para o engrandecimento intelectual dos jovens, vejamos o exemplo das músicas que tocam e fazem sucesso, a cada ano o nível de balada é ladeira abaixo. As canções são descartadas com a mesma velocidade que são colocadas no mercado. Porém, deixam seu recado ao público ouvinte que é de cunho sexual, violência, mulher objeto, drogas, enriquecimento indevido entre outros temas.

No geral o entretenimento produzido pela grande mídia é "pobre" de bons conteúdos e isso não favorece o intelecto dos discentes e da população em geral.

E toda essa problemática é potencializada na classe, onde muitos não querem participar das atividades escolares e, sabe que com o término do ano letivo passam normalmente para nova série, já que o sistema educacional brasileiro está falido.

Não é só o adolescente que perde, toda sociedade brasileira deteriora-se com os péssimos profissionais que as universidade e faculdades de esquina colocam no mercado. É vergonhoso ler mensagens de alunos, populares nas redes sociais, com erros grotescos e cada vez mas preocupante e assustador, porque você não sabe onde isso vai parar.

Para finalizar, temos ÓTIMOS alunos em sala de aula que interagem, fazem perguntas, participam das atividades extraclasse ou das confraternizações.

Que venha o ano letivo de 2018!

José Marcelo Pereira da Silva   
 Apesar das fotos... As excelentes alunas Maria Eduarda (Blusa Vermelha), Ingrid Williane (Blusa listada) e demais alunos da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros. 

Leia também...
Meu 1º ano como Professor! AQUI

 Meu segundo ano como professor em sala de aula AQUI

Ano letivo em União dos Palmares se inicia com entusiasmo de alunos e professores  AQUI