Pages

terça-feira, 10 de maio de 2016

Serra da Barriga é candidata a Patrimônio Cultural do MERCOSUL


Local marcado pela construção do Quilombo dos Macacos, sede do Quilombo dos Palmares, a Serra da Barriga, em Alagoas, é aspirante a Patrimônio Cultural do MERCOSUL. A candidatura se insere na proposta La Geografía del Cimarronaje: Cumbes, Quilombos y Palenques del MERCOSUR, juntamente com Equador e Venezuela, que também apresentaram sítios de interesse para a valoração da contribuição africana no continente sul-americano. 

O dossiê da habilitação será avaliado no fim do segundo semestre de 2016, na próxima presidência pro tempore do MERCOSUL. 

A Serra da Barriga foi o local escolhido por negros, brancos e índios, entre os séculos XVII e XVIII, para a criação da República dos Palmares, no Quilombo dos Macacos, durante o período de lutas contra os holandeses e da economia canavieira. 

O governador eleito e vitalício, Zumbi, e seu comando superior residiam na capital, a Cidade Real dos Macacos, atual União dos Palmares. A população total chegou a 30.000 pessoas, agrupadas em povoados. Em torno de cada um deles existia uma área de agricultura e pecuária, onde todos trabalhavam. 

Não podendo lutar contra o Exército e suas armas bélicas, os quilombolas palmarinos foram exterminados em 14 de maio de 1697. Ainda se conservam, nas proximidades da Serra, as últimas pedras das trincheiras onde se abrigaram durante a luta.

Cartao Postal - Quilombo Dos Palmares