Pages

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nova coordenadora do Nier/Esca fala das ações da entidade para o blog



Marcia Susana Gonçalves Lima, 39 anos, formada em Pedagogia, é a nova coordenadora do Núcleo de Identidade Étnicorracial (Nier), criado em 2007,  e do Espaço Cultural Acotirene  (Esca) da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares. 

As duas são coordenadorias são complementares das atividades educativas, já que as escolas palmarinas têm poucos espaços. Os alunos desenvolvem outras atividades de formação em horários diferentes aos da instituição escolar.

Segundo Marcia Susana, a carga horária dos professores que estão em sala de aula não possibilita tempo de desenvolver outros projetos com os estudantes. O Esca entra com os elementos culturais, para fortalecer e ampliar a cultural local, enquanto espaço de formação.

A entidade tem alguns oficineiros professores que desenvolvem trabalhos com alunos como: dança urbana, coral, hiep-tai-chi e grafitte. No total são sete contratados. Além dos oficineiros, a coordenadora procura parcerias além do núcleo para desenvolver projetos e atividades. Ela conta que já fechou parceria com a Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares (ACQP). 

Já o Espaço Cultural Acotirene (a escolha do nome teve influência de Marcia) que fica nas dependências Organização Mirim, é uma parceria com a Secretaria de Educação de União. A Mirim cede o local para as atividades das escolas do município e a prefeitura ajuda com alguns gastos como água, luz e encaminha alguns funcionários para a instituição social que cuida de crianças carentes. O local também será usado por outras secretarias que estão firmando parceria com o Esca. 

CURRÍCULO

Funcionaria pública da educação, Marcia Susana disse que entre as novidades, está o projeto que será desenvolvido durante o ano que é "Bate-Papo Sobre Memórias de União",  que terá convidados populares que vão falar de suas memórias e sobre o passado de União dos Palmares. 

As demais pessoas poderão fazer perguntas e participar da conversa. O projeto começa esse mês, aproveitando as homenagens que a Secretaria de Cultura fará ao poeta Jorge de Lima. O primeiro encontro terá como tema: ‘Redescobrindo Jorge de Lima’.  

Marcia Susana, que tem mestrado em Educação Brasileira, diz: "Estou dando vazão à minha loucura", se referindo às ações que pretende colocar no Esca. Marcia acrescenta que há um gerenciamento que possibilita seu trabalho no Esca e que tanto o prefeito Beto Baia (PSD) quanto o secretário de Educação, Ricardo Praxedes,  estão possibilitando os trabalhos desenvolvidos. 


Zulu Fernando e Marcia Susana no espaço do ESCA