Pages

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estátua de Santa Maria Madalena será inaugurada na próxima semana



Na manhã desta sexta-feira 21, seguindo o prazo de construção da obra, foi concluída a montagem da estátua de Santa Maria Madalena, padroeira católica de União dos Palmares. Sob o olhar atento de diversos curiosos e do secretário de cultura, Elson Davi os guinchos foram assentando a ultima peça de uma estátua que pesa aproximadamente 35 Toneladas. “Dois guinchos foram necessários para levantar todas as pecas, o cuidado e o peso de cada uma delas torna ainda mais difícil a movimentação e aplicação, todas elas são feitas com ferragens, cimento, pó de mármore e resina”. Comentou Elson Davi.
 
Elson vem acompanhando o projeto desde a ideia onde se estudou todos dados e proporções da estátua, a localização e produção da mesma. A obra é feita pelo artista plástico Sueldo Ferreira, ele explica que a estátua foi desenhada e projetada para durar centenas de anos, e comentou que ainda falta fazer todo o acabamento, mas a estátua terá um aspecto rústico. 

A obra tem sido projetada e realizada pela equipe da secretaria municipal de infraestrutura tendo como responsável o desenhista e mestre de obras Eduardo Holanda e Luiz Melo. O projeto de esculpir a santa é composta pelo historiador Wagner Marcelo, o escultor Sueldo Ferreira e coordenada pelo secretário Elson Davi.

Perguntado sobre o dia da inauguração o prefeito Areski Freitas comentou que entre os dias 29 e 31 de Dezembro deseja estar com a imagem pronta, para a realização de uma missa que será marcada com o Padre Marconi, a ser realizada no local.

Ponto de visitação e Turismo

A cidade de União dos Palmares é conhecida regionalmente como a cidade da festa de Santa Maria Madalena, santa católica venerada por milhões de fieis em todo o mundo, por ano milhares de turistas e filhos palmarinos se reúnem para celebrar as nove noites de festa, especialmente no dia 2 de Fevereiro.

O Prefeito Areski Freitas num projeto audacioso iniciou o projeto de construção de um santuário que visa atrair ainda mais fieis e tornar a cidade num ponto turístico de fé e adoração, sem contar no aspecto financeiro que a festa e as romarias trazem para o município. O terreno do empresário José Ricardo (Cristal Vidros) foi doado à igreja e a santa será doada também para que a manutenção possa ser realizada pelos fieis através da paróquia local. 

“Este é o maior monumento cultural de nossa cidade, é muito grande a repercussão que isso vai causar, eu acredito que dentro de um ano logo, logo este local estará pronto e servindo ainda mais pra fé da população e como um importante ponto de turismo religioso em nosso estado” comentou Areski Freitas. 

Chamando a atenção

Curiosos e alguns adeptos da padroeira já visitam o local, a cada dia e a cada peça nova colocada o numero de curiosos aumenta, as pessoas comentam e elogiam a grandiosidade da obra e outros já fazem suas preces diante do monumento.

Fotos e texto: Clezivaldo Mizael