Pages

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Seja Padrinho de um Idoso da Casa do Pobre





A diretora administrativa do Abrigo Santo Antônio, Ana Paula Moura de Melo, vem a público divulgar a nova campanha: PADRINHO SOCIAL. Para que empresários e cidadãos apadrinhe um idoso da Casa do Pobre, como é conhecido o abrigo na cidade de União dos Palmares. O objetivo da campanha servirá, também, para a reforma nos banheiros da instituição.

Ana Paula contou que os banheiros feitos em 1954 estão inadequados para os idosos utilizá-los. Os serviços que serão feitos são alargamento das portas, para que possam passar com as cadeiras de rodas, aplicação de barras de ferros, para os idosos não caírem, e a colocação de pisos antiderrapante.

Alguns materiais e serviços já estão sendo obtidos com empresários palmarinos. Um empresário do ramo da construção doou ao abrigo 120 metros de cerâmica, faltando agora a mão de obra. Outro empresário que tem uma ótica fez exames e doação de óculos aos idosos e funcionários.

Inicialmente, a campanha estava voltada para os empresários locais. Porém, a campanha foi estendida a toda a população e diversas entidades sociais. Ana Paula enfatizou que cada padrinho de um idoso poderá contribuir com R$ 30,00 por mês.

Os padrinhos poderão ter seu nome divulgado no blog da instituição, caso queiram. Com isso, o estabelecimento comercial poderá ser visto pelos demais que acessarem o blog. Os nomes dos contribuintes também serão divulgados nos futuros eventos da casa.

A nova campanha já foi aceita por radialistas das rádios Zumbi Fm, AG Fm e Farol Fm. Os locutores já estão divulgando a campanha para seus ouvintes. Ana Paula mandou um relatório para algumas entidades da cidade, como igrejas, Rotary Club, CDL, Fórum, etc.

Para participar da campanha, os interessados podem ligar para os telefones 9185-0377/ 9318-2183/ 3281-3234. A direção vai até o colaborador para preencher seu cadastro e, posteriormente, recolher as doações.

Também podem ser feitos depósitos na conta:
Agência: 0713
Op. 013
Conta: 16.947-0
Caixa Econômica Federal

+ Informações do abrigo

Blog Casa do Pobre

Dep. Federal João Lyra e Professores Marcam a Semana no Programa Mesa Z


No dia dedicado aos professores, o Mesa Z recebeu Dona Mariné, Edvanice Correia de Souza e Elisangela Almeida para um bate papo sobre a atual situação dos professores.

A educadora Edvanice Correia nos deu uma aula de história da educação falando sobre o inicio da entrada da mulher na profissão e o porque do distanciamento da família na sala de aula. Para a professora o grande mal está na correria de se manter na busca pela sobrevivência do dia-a-dia.

Sobre a violência, Edvanice completou dizendo que falta base familiar em muitas famílias. Problemas com drogas e álcool em casa faz com que os jovens levem as experiências para as ruas e para a escola. De acordo com ela, muitos pais dizem não ter controle sobre o filho. Alguns pais chegam a dizer que tem vontade de chamar a polícia para acalmar seus filhos, muitas vezes crianças de 8 ou 9 anos. Declaração de deixou a todos surpresos.

A professora Elisangela Almeida nos contou que sua mãe foi alfabetizada aos 47 anos de idade. Mas sempre sonhou em ter uma filha professora. Ser professora era o desejo Elisangela, que contou, ainda, com o apoio de uma professora sua, Ciça Dantas.

Ao contrário de Elisangela, que sempre quis ser professora, muitos alunos dizem que só vão entrar na profissão por falta de opção. As outras professoras disseram que esse é o sentimento de muitos estudantes e poucos se destacam em sala de aula.

Dona Mariné, professora desde 1964, fez uma viagem no tempo para nos contar como foi o inicio na carreira, no Sítio Gordo. Na época, quem tinha o 4º ano primário já podia ensinar. Atualmente, o profissional da educação tem que se capacitar cada vez mais. Pois as obrigações atribuídas aos professores são cada vez maiores.

Mesmo trabalhando na época da ditadura, Dona Mariné fez o seu papel de cidadã junto com muitos colegas de trabalho. Ela revelou que quem contribuiu, ou se omitiu, com o regime militar, hoje estão doentes.

O programa também fez homenagens aos professores através da sua equipe no estúdio, dos ouvintes que ligaram e de algumas mensagens enviadas por alunos.



O industrial João Lyra com a equipe do programa.

Na última quarta-feira, feriado nacional dia de Nossa Senhora Aparecida, o Programa Mesa Z recebeu o industrial e Deputado Federal João José Pereira de Lyra. Bem descontraído, trajando bermuda, o dono da Usina Laginha foi ao programa para falar um pouco sobre o seu trabalho em Brasília. João Lyra aproveitou a ocasião para anunciar a candidatura a prefeito de União dos Palmares do médico Beto Baía.

Ex-PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e agora no recém-formado PSD (Partido Social Democrático) João Lyra disse que no início pensou em colocar seu filho, Guilherme Lyra a pré-candidato a prefeito de União. Mas Guilherme alegou "problemas pessoais e não poderia competir". Foi nesse momento que o deputado pensou no nome do Beto Baía. Falando em política, o deputado não exclui a possibilidade de uma candidatura a prefeito de Maceió.

Antes desta revelação o usineiro agradeceu os 14 mil votos que teve na eleição passada, aqui em União dos Palmares. Ele falou, também, que nunca pensou em tirar sua empresa da zona rural do município.

Quanto a suposta fraude na eleição de 2006 para governador (onde perdeu para Teotonio Vilela, hoje no segundo mandato), o sr. Lyra disse falou, pessoalmente, com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, que o aconselhou a não continuar com o processo, "pois ele (João Lyra) poderia provocar um escândalo que iria quebrar todo o sistema eleitoral do Brasil, que é respeitado em todo o mundo, por sua agilidade e credibilidade".

O programa que teve 1 hora e meia de duração e foi retransmitido pela rádios Farol FM, União dos Palmares, Atalaia FM, Atalaia, e Rádio O Jornal de Maceió. Na transmissão pelo Twitter, os internautas bateram o recorde de mensagens pelo microblog.




Heloisa Helena será uma das entrevistadas neste mês de outubro.

Click para ver maior as imagens.

"Sou Fã do Programa Mesa Z" José Maria


Criado a partir da ousadia do radialista Silvio Sarmento, que "cedeu" os microfones para blogueiros da cidade, sem alguma experiência no rádio, o Programa Mesa Z vem se consolidando em primeiro lugar no rádio palmarino. Nas palavras do prefeito Kil Freitas "o programa já é mania dos ouvintes no sábado".

Em quase 2 anos de programa, já passaram diversas personalidades pelo estúdio. A lista é grande e até internacional: o Embaixador da República de Cabo Verde, Sr. Daniel Antonio Pereira, o cientista político Carlos Moore, de Cuba, os políticos Gilvaldo Carimbão, Renan Filho, João Henrique Caldas, Mano Gomes de Barros, Areski Freitas, Mário Agra, Jeferson Moraes, Anizão e Ronaldo Lessa, além de educadores, artistas, vereadores, escritores, esportistas, presidentes de associações, blogueiros, estudantes, promotores de eventos, entre tantos outros profissionais. Um dos principais motivos para a escolha dos entrevistados é a importância de seu trabalho para União dos Palmares.

O diferencial do Mesa Z está em sua inovação. Apesar de ser um programa de uma rádio comunitária, é transmitido para o mundo todo através do Twitter, por meio de uma câmera instalada no estúdio. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode ter acesso ao programa, ao vivo.

Na entrevista com o deputado federal João Lyra, pude notar que as pessoas pela internet e telefone participaram de forma grandiosa. Eram muitas mensagens pelo twitter. Muitas delas cobrando explicações pela não construção do Hospital Regional de União dos Palmares e críticas a indicação do médico Baía para a prefeitura de União. Foi uma das entrevistas que mais repercutiram. Não só na cidade, mas em outras cidades do interior e na capital, Maceió.

O sucesso do Mesa Z tem atraído a atenção dos ouvintes, que dizem ser a imparcialidade dos "locutores" um ponto forte do programa. Sabemos que nas outras rádios do município AG e Farol, por serem ligadas a grupos políticos, seguem uma linha de pensamento. É nesse espaço, o da imparcialidade, que a garotada tem garantido o seu espaço.

Sou fã do programa Mesa Z, que tem muitos fãs na cidade. Desde a dona de casa, que prepara o almoço ouvindo as entrevistas, até pessoas mais conhecidas da cidade, como o jornalista Ivan Nunes, que está sempre de ouvido ligado no Mesa Z. Na semana passada Ivan publicou em seu blog uma matéria produzida a partir do que ouviu no programa.

Aproveito esse pequeno texto para parabenizar o grupo do Mesa Z, que vem fazendo um papel importante para a sociedade palmarina e, por sua imparcialidade, vem conquistando o seu espaço no rádio palmarino.

* Texto feito pelo funcionário público, Zema.

Um Ano do Blog!!!


Pra iniciar, tenho que admitir que não consigo falar sobre o blog do José Marcelo sem falar sobre a pessoa dele, sobre seu carisma, sobre essa pessoa maravilhosa e simpaticíssima que ele é, por quem tenho imensa admiração pessoal e profissional.

Conheci o blog através de uma divulgação no orkut, por curiosidade ao ver algumas fotos antigas, visitei e deste então sou seguidora.

Acho que a única razão de sermos tão apegados em memórias, é que elas não mudam, mesmo que as pessoas tenham mudado.” (Bob Marley)

Assim é o blog JMarcelo fotos, feito de memórias, memórias eternizadas em fotografias, que servem pra relembrar os momentos de uns e apresentá-los a outros. Além de nos manter informados sobre os acontecimentos de nossa cidade, em especial os que dizem respeito à cultura palmarina. Não há como não parabenizá-lo pelo merecido sucesso, pelo maravilhoso trabalho e pela pessoa humilde e alto-astral que és. Que esse seja o primeiro de muitos aniversários do blog.


Jaiane Lima 23 anos, Acadêmica do 7º período de Letras (Língua Portuguesa) - CAMUZP - UNEAL, Estagiária do Centro Arqueológico Palmarino - CENARP.

Blog Coisas da Nossa Mente