Pages

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Uma história de amor aos animais


Neste final de semana acompanhei o casal de amigos Wenndell Amaral e Mariana Vital à residência da professora Maria de Fátima Medeiros de Almeida, que mora há 13 anos em uma chácara na Fazenda Frios, zona rural de União dos Palmares. Natural de Araçatuba (SP), Fátima se mudou para Alagoas com os familiares quando ainda era criança.

Na fazenda dos avôs teve contato com a natureza e com os vários tipos de animais espalhados por longas terras. Fátima lembra que tinha muitos cachorros na fazenda e todos da família adoravam os felinos, vem daí seu amor por eles e demais animais.

Aos 17 anos uma sobrinha chegou em casa com uma caixa cheia de filhotes de gato, que tinham sido jogados. Os gatos foram adotados pela família e logo mais animais foram chegando. Antes de se mudar para a chácara ela morou na Rua Jardim Brasília. Nessa época as pessoas deixavam animais na sua porta, mas muitos os matavam, tambem.

Com mais de 30 anos como professora ela e a irmã compraram a chácara e começaram a cuidar dos animais. Além dos 25 cachorros e 75 gatos elas criam pássaros, galinhas, gansos, pavão e bois. A falta de água no município de União não é problema, pois há no sítio dois açudes. A água é usada para cuidar dos animais e irrigar as terras, aos poucos a professora vai plantando mudas no lugar.

Todos os animais que chegam a chácara depois de adaptados são vacinados e castrados. Para alimentar todo esse batalhão ela faz compras com as fateiras da cidade e em Maceió. Só com a comida dos cachorros ela gasta mais de R$ 1.000 por mês.
Formada em Biologia, a professora diz que seu amor pelos animais passa para os demais que estão ao seu redor. Sua sobrinha a estudante do curso de direito Jaqueline Medeiros Almeida e Silva é apaixonada por gatos e não pode ver um na rua que leva para casa. As pessoas que trabalham na chácara antes não gostavam, hoje convivem e dão amor também aos animais. 

Aos 52 anos Fátima disse que fica triste e estressada com pessoas que maltratam os animais, pais de famílias que presenteiam os filhos com filhotes de animais, mas não passam para eles responsabilidades de cuidar, de alimentar, de passear e quando os animais crescem os próprios pais são quem abandonam nas ruas. Na chácara todos os animais tem nome, de celebridades nacionais a nomes conhecidos em União. Dos cachorros apenas Leleco e Capuchinho estão para adoção, justamente porque eles não se adaptaram com os demais. Os gatos ela só deixa adotar depois de uma boa conversa os futuros donos.

Fátima diz que não saberia o que fazer se saísse da chácara onde estão os animais. Mesmo com a saúde prejudicava devidos os anos de professora (ruptura dos tendões) é lá que quer viver até os últimos dias de vida. Enquanto conversávamos ela sempre acariciava um animal, que correspondia aos seus carinhos.
 
Para quem quer adotar os animais e fazer doações de ração entre em contato com dona Fátima pelo fone 8836-0407.

+ Animais aqui no blog, click AQUI