Pages

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Morador@s da Serra da Barriga querem ter o direito de participar do 20 de novembro

Recebemos por e-mail a carta em anexo, quando morador@s da Serra da Barriga pedem o direito de serem integrados às festividades do 20 de novembro..

CARTA DOS MORADORES DA SERRA DA BARRIGA

União dos Palmares, 18 de outubro de 2015
À Excelentíssima Senhora
Maria Aparecida da Silva Abreu (Cida Abreu)
Presidente da Fundação Cultural Palmares

C/cópia à sra. Elida Miranda
Representante Regional da Fundação Palmares em Alagoas
Assunto: Inclusão dos moradores da Serra da Barriga na programação do 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.

Senhora Presidente,
A ARCUNEGRO – Articulação Cultural dos Negros de União dos Palmares, juntamente com as 15 famílias da área tombada do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares/AL, solicitam a inclusão dos moradores da Serra da Barriga na programação do 20 de Novembro de 2015, quando se homenageia o herói Zumbi dos Palmares.

É fato o isolamento e a não participação dos moradores nos eventos que envolvem o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que, a partir do tombamento, são tratados como se inimigos fossem da Fundação Palmares, ou depredadores do Parque. No entanto, os moradores são os principais interessados na preservação e plenofuncionamento do mesmo, pois dessa forma preservam também seu local de moradia e de subsistência.

Em 2013, foi criado o Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Vários segmentos sociais e governamentais, como o religioso, o da capoeira, o dos grupos culturais, quilombolas e do governo, nas três esferas, estão representados no citado comitê; porém, nenhum residente do Parque foi convidado a fazer parte do Comitê ou mesmo de participar como observador das suas reuniões; para nós isso reforça a ideia de que os mesmos são vistos como intrusos, como ocupantes de um espaço que não lhes pertence. No entanto, se V.Sa. tiver a oportunidade de conversar com cada um e conhecer suas histórias verá o quanto são integrantes e integrados da/na Serra da Barriga, bem como da formação do povo palmarino, descendentes de negros, indígenas e brancos pobres que fugiam do sistema opressor.

Por oportuno, informamos que solicitamos uma audiência com a sra. Representante Regional ,em junho passado, infelizmente ainda não fomos atendidos. É importante frisar que somos abertos e prezamos o diálogo.

Por fim, lamentamos também a forma como a Representação saiu do município, sem dar nenhuma justificativa para a sociedade palmarina.

ARCUNEGRO – Articulação Cultural dos Negros de União dos Palmares/AL, Sítio Coruja – Fazenda Frios, CEP: 57800-000

Sem mais para o momento, renovam-se votos de elevada estima e distinta consideração

Atenciosamente,
Moradores da área tombada da Serra da Barriga e ARCUNEGRO – Articulação
Cultural dos Negros de União dos Palmares/AL.