Pages

sábado, 7 de novembro de 2015

É hoje... União dos Palmares recebe a maior Feira de Livros cristã do Norte-Nordeste do Brasil


Em novembro, Alagoas recebe mais uma edição da maior Feira de Livros cristã do Norte-Nordeste do Brasil.  Trata-se da Casa Aberta Regional, evento que acontece anualmente e reúne produtos de marcas como Casa Publicadora Brasileira (CPB), Gravadora Novo Tempo, Superbom e Sociedade Bíblica Brasileira.


A feira ocorrerá em três localidades. Nos dias 6, 7 e 8, no Ginásio Esportivo do Colégio Adventista de Maceió, próximo a Clínica Reabilit. No dia 15, no Colégio Adventista Dr. Milton Afonso, em União dos Palmares. E, por último, no dia 22, no Ginásio de Esportes João Paulo II, em Arapiraca. Os cinco dias de evento serão realizados das 9h às 15h, com exceção dia 7, em Maceió, ocasião em que o horário será de 18h às 21h.


Além de livros e bíblias a Casa Aberta também conta a venda de CDs musicais, DVDs e produtos naturais com preços promocionais. A oportunidade de interação é outro atrativo do evento, que contará com apresentações gratuitas do grupo musical Ministério Faces e da Turma do Nosso Amiguinho para as crianças.


Segundo Patrícia Rozendo, que já frequentou outras edições da feira este é um momento de troca de experiências. “Encontramos amigos. Podemos também dialogar sobre os livros e trocar opiniões, pois acreditamos na literatura como mecanismo de transformação do indivíduo”, salienta. 


Mais informações através do telefone 4009-2050 ou no site:misal.adventistas.org.br.

União dos Palmares, Terra da Liberdade!



Um dos mais antigos municípios de Alagoas pois há indícios de povoação desde o fim do século XVI, entretanto as primeiras habitações do município, pós Quilombo dos Palmares, surgiram no século XVIII. O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local em homenagem a Santa Maria Madalena e a região passou a ser chamada pelo nome da santa.

Em 13 de Outubro de 1831 a região foi desmembrada de Atalaia e foi criada a Vila Nossa Sra. Imperatriz que fora elevada a categoria de Cidade em 20 de Agosto de 1889.

A região passou a ser chamada de "União"  devido a cidade ser elo da estrada de ferro entre Alagoas e Pernambuco e recebera nome definitivo em 30/12/1943 para homenagear o maior quilombo da história do Brasil.

Em União dos Palmares, surgiu em 1580, aproximadamente, o maior quilombo do Brasil, chegando a ter ter uma população estimada em 20 mil pessoas, formada por escravos de origem angolana, Índios e alguns brancos foragidos da justiça.

O Quilombo dos Palmares tornou-se símbolo de luta pela liberdade, devido a sua resistência por mais de 100 anos e 17 expedições, sucumbindo na 18ª, que fora comandada pelo caçador de índios Domingos Jorge Velho.

Personagens Marcantes da história do Quilombo:

Ganga Zumba:

Foi o primeiro grande líder do Quilombo. Como Rei dos Palmares, ele governava a maior das vilas, a Cerro dos Macacos, e presidia o Conselho dos Chefes. As  outras 9 vilas eram comandadas por seus irmãos, filhos ou sobrinhos.

Alguns historiadores dizem que por volta de 1670, o rei tinha um palácio, 3 esposas, uma guarda, ministros e 1.500 súditos!

Em 1677 após ataque de Fernão Carrilho ao Quilombo, dois filhos de Ganga Zumba foram feitos prisioneiros, nesse combate, o rei e mais um outro filho foram também feridos. Em 1678 Ganga Zumba aceitou um Tratado de Paz oferecido pelo Governador Pedro de Almeida que como condição para o fim da trégua, os negros deveriam deixar Palmares e ocupassem o Vale do Cucaú. As condições não foram aceitas com unanimidade e Zumbi se revoltara contra o tio e, após envenenado por um dos seguidores do sobrinho, Ganga Zumba faleceu, os escravos que mudaram de Palmares para Cucaú foram reescravizados pelos portugueses.

Estima-se que Ganga Zumba vivera 48 anos, 1630 a 1678.

 Zumbi

Em 1655, nasceu na Serra da Barriga, livre, o maior líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Em 1671 fora capturado e entregue a um missionário jesuíta Antônio de Melo, foi batizado pelo nome de Francisco, recebeu sacramentos, ajudava nas missas e foi educado em Latim, Português e Álgebra, aos 15 anos fugiu e se refugiou em Palmares.


Como líder do Quilombo, após morte de Ganga Zumba, Zumbi mostra grande habilidade no planejamento, organização, conhecimento militar e reina absoluto por 15 anos. Quando o Quilombo caiu após dois anos de batalhas contínuas, Zumbi, ferido, conseguira fugir e refugiar-se, provavelmente, na Serra Dois Irmãos até que fora localizado pelo Capitão Furtado de Mendonça, após ter sido traído por Antônio Soares, seu antigo companheiro.

Em 14 de Março de 1696, O Governador de São Paulo, Caetano de Melo de Castro escreveu para o Rei de Portugal: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

Zumbi é considerado um Símbolo de resistência e de luta contra a escravidão. O dia de sua morte, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Dandara

Foi esposa de Zumbi e, junto a ele lutou pela liberdade. Mãe de 3 filhos, comandava mulheres e homens em batalhas e participava das decisões do marido.

Historiadores dizem que Dandara de uma pedreira ao abismo, quando cercada, matando-se, para não voltar a condição de escrava.

Pouco se sabe realmente sobre esta mulher, todos os relatos que falam sobre sua vida nos chegam em lendas ou literatura de cordel, mas o certo é que existiu, dominava capoeira e deu a luz aos três filhos de Zumbi: Motumbo, Harmódio e Aristogíton.

Domingos Jorge Velho

Era mameluco, tetraneto de índios tupiniquins e tapuias, filho de Francisco Jorge Velho e de Francisca Gonçalves de Camargo. Foi um dos maiores bandeirantes do Brasil. Em 1693 assinou com o governador de Pernambuco as condições para atacar e destruir o Quilombo dos Palmares. Em 1695, após dois anos de luta, derrotara Palmares!

Há uma discordância por parte de alguns historiadores, uns creem piamente no parágrafo anterior, outros dizem que  Domingos Jorge Velho não foi o destruidor do Quilombo dos Palmares, pois teria falecido em 1670, e que esses feitos militares pertencem a um de seus sobrinhos do mesmo nome. O Domingos Jorge Velho (sobrinho), seria paulistano ou parnaibano, teria sido o verdadeiro Destruidor do Quilombo dos Palmares.

O que fazer em União dos Palmares nos dias de hoje:

Espaço Arqueológico Palmarino: Artefatos encontrados em escavações na Serra da Barriga.

Memorial Jorge de Lima: Local onde viveu o "Príncipe dos Poetas", filho ilustre da terra.

Casa Maria Mariá: Museu de Costumes

Mercado do Artesanato: Peças de Bambu e Barro, além fibra e palha de bananeira, que são o forte da região.

Roteiro da Civilização do Açúcar: Engenho Anhumas, construído em 1888.

Comunidade Quilombola Muquém: A 5 km do centro da cidade, onde se pode encontrar artesanato variado produzido pela comunidade que ali vive.

Festas:
Emancipação Política: 13 de outubro
Festa da Padroeira: 2 de Fevereiro
Festa do Milho: Junho
Missa do Vaqueiro: Último domingo de Setembro
Dia da Consciência Negra: 20 de Novembro
José Netto
Graduado em Marketing, Poeta e
Profissional de Turismo desde 1988
SIGA-NOS:
Skype: redescobrindo.alagoas
Twitter: @redescobrindoAL
Facebook: https://www.facebook.com/redescobrirAl
FONTES:
Wikipedia / IBGE / Prefeitura Municipal de União dos Palmares
Fotos: Correio dos Municipios (Serra da Barriga) / Prof. Nivaldo Marinho (entrada de União) /  Agencia Alagoas (Igreja da Matriz)